Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Novo sistema da B3 promete tornar o aluguel de ações mais ágil, simples e barato

Novo sistema da B3 promete tornar o aluguel de ações mais ágil, simples e barato

A operadora da Bolsa brasileira (B3), está testando um novo sistema que promete tornar as operações de aluguel de ações, units, BDRs e ETFs mais ágeis, simples e baratas. Portanto, a idéia da B3 é que esse tipo de negociação fique mais parecida com a que é feita atualmente no mercado à vista de ações.

Em 2019 a média por mês do volume negociado com aluguel de ativos é de R$ 77 bilhões. Portanto, o aluguel de ações corresponde a 96% do volume total.  Salvo que atualmente, o estoque de empréstimo corresponde em média a 3% do total de ações em custódia na B3.

A expectativa é que o empréstimo de ativos acelere seu crescimento com a nova plataforma de negociação, que está em fase de certificação.

“Acreditamos que a plataforma irá proporcionar diversos benefícios, entre eles o aumento da liquidez”, disse Juca Andrade, vice-presidente de produtos e clientes da B3.

Saiba como funciona o aluguel de ações

O aluguel de ações pode trazer uma boa renda extra para você. Hoje em dia, as pessoas alugam e compartilham muitas coisas.

Publicidade
Publicidade

Por exemplo, o carro, vaga na garagem, quartos da casa que não estão sendo utilizados. Em todas essas situações cotidianas, ao alugar, você se torna o doador daquele bem, pois normalmente confia ele em troca de uma rentabilidade a outra pessoa.

O mesmo pode acontecer com ações. Caso você deseje, é possível alugar as ações de alguma pessoa ou alugar as suas próprias. Depois de um tempo, você recebe sua rentabilidade e as ações de volta.

Se você é um investidor fundamentalista (que possui uma visão de sócio da empresa), é importante alugar as suas ações para não ‘deixar dinheiro em cima da mesa’.

Durante esse período, você possui todos os direitos das ações, como dividendos. No entanto, está alugando a possibilidade de fazer uma operação de curto prazo com as suas ações.

Essa é uma transação completamente sem risco, pois a própria bolsa de valores é a sua contraparte do negócio, como dito. A sua relação é com ela e não com outros investidores.

Assim, comprar ações a longo prazo e não alugar é perder dinheiro.