O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou nesta terça-feira (01) que o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do Brasil está entre os mais baixos da série histórica.
A informação vem um dia após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidir retomar o sistema de bandeiras tarifárias, com acionamento da bandeira vermelha patamar dois, o mais caro.
O ONS é o órgão responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o país.
Segundo o Estadão, o ONS afirmou que os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estão com 17,7% da capacidade, inferior aos 18,9% registrados em 2019.
Agora, o armazenamento só está superior aos 15,8% verificados em 2014. No mês seguinte, em janeiro de 2015, o Brasil sofreu um apagão em 11 Estados devido a picos de consumo associados ao forte calor.
As afluências (quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas) no Sudeste/Centro-Oeste registraram o terceiro pior resultado da série histórica entre maio e novembro deste ano – época em que se caracteriza o período seco.
No mês de dezembro, quando tradicionalmente começa o período úmido, as chuvas ainda estão abaixo da média. Para esta semana, até sexta-feira, 4, o ONS prevê afluências médias de 37% da média histórica.