Conforme divulgado pela CNN Brasil, a União Europeia pediu à Netflix e outras plataformas de streaming que suspendam a exibição de vídeos em alta definição.
A solicitação foi feita para impedir que a internet “quebre”, frente à intensa demanda verificada nas últimas semanas por conta do confinamento da população.
Para evitar o contágio e disseminação do Covid-19, a população têm sido forçada a permanecer dentro de casa. Dessa forma, muitos passaram a executar seus trabalhos remotamente. Adicionalmente, a internet é o principal recursos usado para entreter crianças e adolescente fora das escolas. Essa nova realidade tem gerado enorme pressão sobre a internet e vem preocupando as autoridades europeias.
O comissário europeu Thierry Breton, responsável pelo mercado interno da UE, que abrange mais de 450 milhões de pessoas, orientou os usuários de serviços de streaming a “mudarem para o formato padrão quando o HD não for necessário”, para garantir o acesso de todos à internet.
Breton declarou ainda que, considerada à situação extraordinária a nível global, plataformas de streaming, operadoras de telecomunicação e usuários “têm a responsabilidade conjunta de tomar medidas para garantir o bom funcionamento da internet durante a batalha contra a propagação do vírus”.
A Netflix se posicionou ao declarar que já ajusta a qualidade dos vídeos à capacidade disponível no momento. Ao mesmo tempo, a plataforma usa uma rede especial que mantém o catálogo aos usuários como forma de consumir menos banda larga.
Na quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que os serviços de suas redes sociais enfrentam “grandes ondas” de uso.
Zuckerberg revelou que o aumento na demanda de acessos ultrapassou picos como os verificados durante a noite de Ano Novo. Com isso, chamadas por vídeo e voz no WhatsApp e no Facebook Messenger mais do que dobraram nos últimos dias.
Por outro lado, a Comissão Europeia afirmou que, ainda que tenha havido crescimento significativo no uso da internet, até o momento nenhuma interrupção ou efeito adverso foi reportada.
Contudo, as autoridades ressaltaram que irão trabalhar em conjunto com companhias que supervisionam a comunicação eletrônica no bloco europeu.O objetivo é estabelecer um mecanismo especial para monitorar o tráfego na internet e a resposta aos problemas de capacidade.