O Ministério da Saúde, em sua atualização mais recente sobre os casos do novo coronavírus no Brasil, nesta sexta-feira (13), contabiliza 98 pessoas que testaram positivo para a doença.
Entretanto, as secretarias estaduais de saúde informam mais casos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o país tem 151 pacientes contaminados.
Os últimos dados atualizados pelo ministério são de 15:45h desta sexta-feira. Porém, há casos já notificados que não estão nesse último balanço.
Apenas o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por exemplo, afirma que 98 pacientes foram testados positivos em suas dependências na noite de quinta-feira (12).
O Amazonas já confirmou um caso e o ministério não incluiu em sua conta, bem como outros cinco na Bahia. Com esse atraso na compilação dos dados, não se sabe ao certo qual o número exato de infectados no Brasil, mas é provável que esteja mais perto do que é relatado pela OMS.
O caso do chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Fabio Wajngarten, também não está na contabilidade do ministério.
Números oficiais do Ministério
O ministério informa que dos 98 casos relatados, 56 são em São Paulo; 16, no Rio de Janeiro; 6 no Paraná; e 4 no Rio Grande do Sul.
Há ainda casos confirmados em Goiás (3), Distrito Federal, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia (2 cada), e Alagoas, Rio Grande do Norte e Espírito Santo (1 cada).
O país ainda monitora 1.485 casos suspeitos e descartou outros 1.344.
Já foram identificadas transmissões comunitárias da doença.
Presidente Bolsonaro
Depois ter apresentado teste positivo na primeira prova, a contraprova divulgada nessa sexta-feira deu negativa, o que atestou que o presidente Jair Bolsonaro não está infectado.
Ele viajou no avião presidencial com o chefe da Secom, por isso a necessidade de ser testado.
Bolsonaro comemorou o resultado, mas aproveitou para atacar a imprensa, dizendo que os primeiro teste ser positivo havia sido uma “fake news”. O problema é que seu próprio filho Eduardo havia dado essa informação aos repórteres da Fox News norte-americanas.
Mais tarde a Presidência da República informou que não vai divulgar os laudos do teste e contraprova de Bolsonaro. “O único posicionamento é o que o presidente colocou nas redes sociais”.
LEIA MAIS
Teste de Bolsonaro para o coronavírus dá resultado negativo
Coronavírus: Guedes acena com novas liberações de FGTS e medidas adicionais