Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Mercados sobem com notícias de enfrentamento de pandemia

Mercados sobem com notícias de enfrentamento de pandemia

A expectativa de avanço no tratamento e vacina para o coronavírus, mais o anúncio de que o governo americano deve comprar 30 milhões de barris de petróleo para reserva estratégica animaram os mercados. Na quinta-feira (19), as bolsas fecharam em terreno positivo e mantém-se assim nesta sexta-feira (20). A tentativa é de recuperação das grandes perdas recentes. Às 6h40, S&P marcava 3,88%; Nasdaq, 4,86%; e Dow Jones, 4,27%.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos disse ontem que está trabalhando com o Congresso para aprovar a compra de 30 milhões de barris de petróleo para reserva estratégica. E Donald Trump avisou que irá se envolver na disputa entre russos e sauditas “no momento apropriado”. Na sequência, o setor de energia subiu 6,75% nas bolsas, com o petróleo registrando o maior ganho percentual de um dia na história.

No entanto, analistas consultados pela CNBC afirmam que a volatilidade não acabou. “A volatilidade do mercado persistirá até que o governo, fiscal ou monetário, forneça um suporte para empresas estressadas, principalmente as pequenas e médias empresas”, afirmou Lauren Goodwin, da New York Life Investments. “Este apoio é fundamental para garantir que a interrupção econômica pela Covid-19, embora grave, seja temporária”, acrescentou.

Mercados na Europa também em alta

Os mercados europeus também estão em alta nesta sexta. Alemanha marcando 5,27%; Reino Unido, 3,16%; e França, 5,72%.

Por lá, a quinta-feira também foi de altas, com ganhos médios de 2%. O Banco Central da Inglaterra (BOE) aprovou ontem a redução de custos de empréstimos e aumentou o programa de compra de títulos para 645 bilhões de libras (752 bilhões de dólares), adicionando 200 bilhões de libras.

Publicidade
Publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) também anunciou, na quarta, uma ajuda emergencial, com compra de 750 bilhões de euros, visando reduzir os custos de empréstimos da região.

Ásia

Na Ásia, a sexta-feira encerrou a semana com ganhos. China ficou em 1,61%; Hong Kong, 5,05%; e Coreia, 7,44%. O mercado no Japão não funcionou, por conta de um feriado.