Pesquisa encomendada pelo Banco BTG Pactual (BPAC11) ao FSB Pesquisa, e divulgada nesta segunda-feira (25), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto à presidência da República, mas a diferença para Jair Bolsonaro (PL) diminuiu em relação à última aferição.
No levantamento divulgado hoje, o petista aparece com 41% das intenções de voto estimulado. Já Bolsonaro tem 32%. Na pesquisa anterior, realizada em março, a diferença era de 14 pontos percentuais. Mas agora a diferença é de nove pontos: Lula caiu de 43% para 41%, já Bolsonaro subiu de 29% para 32%. Ciro Gomes permanece com os mesmo 9% da pesquisa anterior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
A pesquisa foi feita entre 22 e 24 de abril e agora desconsidera a candidatura do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que trocou de partido e agora está filiado ao União Brasil.
Pesquisa espontânea
Já no cenário de voto espontâneo para presidente da República, Lula aparece com 38% das intenções de voto (antes eram 36%), enquanto Bolsonaro subiu de 27% para 30%. Indecisos somam agora 16%, enquanto os que afirmam que não vão votar somam 10%. O terceiro colocado, Ciro Gomes, aparece com 4% das intenções de voto nesta pesquisa – o mesmo percentual da pesquisa divulgada em março.
Cenários com a terceira via
Os pesquisadores fizeram seis cenários levando em contas apenas 3 candidatos. Em todos eles aparecem Lula e Bolsonaro. O que é o terceiro candidato. Foram testados Ciro Gomes, João Doria, Eduardo Leite, Simone Tebet, André Janones e Felipe D’Ávila.
Nos seis cenários Lula lidera as intenções de voto, com percentuais que variam de 45% a 50%. Em todos eles também Bolsonaro aparece em segundo lugar, com percentuais que variam de 34% a 37%. O cenário em que um terceiro candidato aparece com maior percentual é o que tem Ciro Gomes, que conquistou 14% do eleitorado. Depois vem o cenário com João Dória, que possui 8% das intenções de voto.
Intenções de voto no segundo turno
Em um cenário estimulado de segundo turno de Lula contra Bolsonaro, o petista aparece com 52% das intenções de voto contra 37% do atual presidente. O percentual entre eles diminuiu em relação à pesquisa anterior. Em março Lula tinha 54% das intenções de voto no segundo turno contra 35% de Bolsonaro.
Em outros cenários de segundo turno, Lula venceria em todos os cenários em que aparece (contra Doria, Ciro, Simone e Leite).
Sem Lula no segundo turno, Bolsonaro derrotaria Doria, Leite e Simone, mas perderia para Ciro Gomes por 46% (Ciro) contra 39% (Bolsonaro).
A pesquisa é de carater quantitativo e foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre 22 a 24 de abril de 2022. Foram entrevistados 2 mil eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no TSE é BR-04676/2022.