Na 11ª reunião dos países componentes do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – foi anunciado um acordo com 73 tópicos com foco no fortalecimento do futuro econômico do bloco.
Os presidentes Jair Bolsonaro (Brasil), Vladimir Putin (Rússia), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China) e o primeiro ministro da Índia Narendra Modi assinaram o acordo que passa a ser conhecido por Declaração de Brasília.
O principal ponto na parte econômica é a defesa de “mercados abertos, de um ambiente de negócios e comércio justo, imparcial e não-discriminatório, de reformas estruturais, de concorrência efetiva e justa”.
O documento também afirma a necessidade do crescimento sustentável, equilibrado e inclusivo do bloco utilizando políticas fiscais, monetárias e estruturais. A declaração também aponta a necessidade do fortalecimento de um mercado multilateral em conjunto com a Organização Mundial do Comércio, que tem o objetivo de supervisionar e liberalizar o mercado internacional.
Aliança Empresarial de Mulheres do Brics
No documento, os países também destacaram a criação de uma “Aliança Empresarial de Mulheres do Brics” (WBA), visando aumentar o papel das mulheres no crescimento econômico. A reunião da agenda está prevista para 2020.
Esta é a segunda vez que o Brasil recebe a reunião do Brics. Neste encontro, foi passada a presidência rotativa para a Rússia. O presidente Vladimir Putin programa pelo menos 150 eventos para ampliar a cooperação na política externa nos principais interesses do bloco.
Para o presidente da Rússia, o Brics deveria ser mais prático em assumir ações nas Nações Unidas para solucionar questões globais cruciais, elaborando normas e padrões contra o terrorismo e o crime transnacional.
Além das propostas de fortalecimento do bloco, Putin também vai propor a criação de um fundo de títulos para os países do Brics. Fora da parte econômica, a Rússia irá propor o programa Rios Limpos na área da ciência.
LEIA MAIS:
Tesouro Nacional realiza captação de recursos no exterior
Em meio à crise, governo anuncia pacote de reformas
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.