A agência global de classificação de riscos com foco exclusivo no setor de seguros e resseguros A.M. Best Rating Services removeu o status de “sob revisão com implicações negativas” do IRB Brasil (IRB3) e reafirmou o Rating de Força Financeira A- e o Rating de Crédito de Longo Prazo do Emissor “a-”. A perspectiva atribuída a esses Ratings de Crédito foi negativa.
De acordo com o IRB, no informativo a AM Best afirma que as classificações refletem a solidez do balanço patrimonial da companhia, o forte desempenho operacional e as mudanças em curso têm o potencial de reduzir a volatilidade operacional e restaurar a lucratividade após as renovações de 1º de janeiro de 2021.
Já a perspectiva negativa reflete as preocupações da AM Best de pressão contínua sobre o desempenho operacional e a lucratividade da companhia, assim como a solidez de seu balanço patrimonial no médio prazo.
A AM Best entende que, apesar de o IRB executar uma estratégia de recuperação viável, a companhia enfrenta instabilidade em seus resultados operacionais decorrentes de certas linhas de negócios e desenvolvimento de reservas do ano anterior, criando elevado risco de execução.
O IRB viveu esse ano diversos percalços, detonados por informações sobre irregularidades em demonstrações financeiras. As polêmicas, que envolveram até notícias falsas citando o mega investidor americano Warren Buffett como comprador de participação na empresa, levaram à saída de praticamente toda diretoria.
Com a percepção de governança abalada, a companhia deu início a um processo de reorganização e conseguiu até promover um aumento de capital, mas ainda luta para se estabilizar, enquanto sua ação registra forte oscilação. O preço da papel, que começou o ano em R$ 39,89, passa seguidamente por altas e baixas e fechou ontem em R$ 7,53, queda de 81%.
Quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.