A inflação considerada elevada afeta a renda da população e limita o avanço do consumo. De acordo com o Valor Econômico, a massa de renda disponível – o que sobra após gastos com bens e serviços essenciais – deve cair 5,1% em 2021.
Guedes diz que governo precisa de regras para precatórios
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo precisa de regra para precatório. Sem isso, diz ele, o governo para.
Em entrevista ao Valor Econômico, o ministro afirmou que sem a solução proposta pelo governo, os servidores podem ficar sem salários.
Crédito para microempresa cai 6,6% em pandemia
Os créditos para microempresa tem redução de 6,6% ao longo da pandemia. De acordo com matéria do Estadão, o financiamento a microempresários teve queda. Isto apesar de programas do governo, como o Pronampe, terem elevado o crédito disponível no Brasil.
Estados criam emendas de “cheque em branco”
Os estados criam emendas que permitem uma espécie de “cheque em branco”. Segundo O Estado de S.Paulo, ao menos dez unidades da Federação aprovaram ou avaliam propostas para permitir que deputados estaduais repassem verba para prefeitos sem fiscalização.
Talibã retoma controle do Afeganistão
A milícia fundamentalista do Talibã retomou o controle do Afeganistão. Segundo matéria do jornal O Globo, a retomada se dá após 20 anos. O presidente Ashraf Ghani deixa o país, e americanos aceleram retirada de seu pessoal diplomático.
De acordo com O Estado de S.Paulo, os radicais islâmicos controlam 90% do território do país, tomam Cabul e planejam anunciar a criação de um Emirado Islâmico. Porta-voz do novo governo diz que “transferência será pacífica”.
A Folha de S.Paulo, por sua vez, informou que, em meio a pânico de moradores e evacuação ocidental, grupo fundamentalista promete postura mais moderada.
Senadores podem vetar volta das coligações
Os senadores podem vetar o retorno das coligações partidárias. De acordo com o jornal O Globo, a proposta foi aprovada em primeiro turno pela Câmara e promete ser mais uma fonte de atrito entre as duas Casas do Legislativo.