Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Indústria espera aprovação de proposta que restitui IR de 2018 e 2019

Indústria espera aprovação de proposta que restitui IR de 2018 e 2019

O Projeto de Lei 3.140/2020 foi um dos grandes assuntos da reunião do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria, na terça.

O Projeto de Lei 3.140/2020 foi um dos grandes assuntos da reunião do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada na terça-feira.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

De autoria do deputado Luis Miranda (DEM-DF), o projeto permitiria às empresas utilizar eventuais prejuízos fiscais registrados durante a calamidade pública para retificar as declarações de renda de 2018 e 2019.

A ideia é restituir, total ou parcialmente, valores pagos em Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e em Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), reforçando assim o caixa das empresas enquanto enfrentam forte queda no faturamento e incertezas quanto à retomada da economia no médio prazo.

O autor da proposta participou do encontro virtual com os representantes de associações setoriais e federações estaduais das indústrias e explicou a importância da aprovação da proposta por conta da incerteza que ronda a duração da pandemia da Covid-19.

Publicidade
Publicidade

“São as empresas que mais empregam no Brasil. O que enfrentamos é uma realidade totalmente atípica, não vista nos últimos 100 anos. A medida dá condição instantânea para as empresas, é um capital de giro que se dá para terem melhor sustentabilidade e mais condições de manutenção do emprego”, defendeu.

Sem prejuízo aos cofres públicos

O deputado ressaltou ainda em defesa de seu projeto que a medida, caso seja aprovada, não levará prejuízo aos cofres da União.

De acordo com Luis Miranda, os impostos pagos que eventualmente forem devolvidos durante a pandemia de coronavírus voltarão para as mãos do governo quando as empresas voltarem a registrar lucro, neutralizando qualquer impacto fiscal.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Proposta é prioritária para a Confederação Nacional da Indústria

A Confederação Nacional da Indústria sinalizou, por meio do seu vice-presidente executivo, Paulo Afonso Ferreira, que a proposta do deputado Luis Miranda está entre as prioridades do pacote de medidas enviado ao Congresso Nacional para atenuar a crise do setor.

“Nós temos de pensar no pós-pandemia, reunindo e apoiando os projetos que ajudem da retomada das atividades e da economia”, argumentou.

Ferreira argumentou ainda que “além das medidas provisórias que trouxeram alternativas na legislação trabalhista para que as empresas mantenham empregos, é fundamental o avanço das propostas que ajudem a canalizar o crédito às empresas, que têm tido grandes dificuldades acessar as linhas de crédito criadas no contexto do enfrentamento da crise”.

O presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Fernando Pimentel, também defendeu a aprovação imediata do projeto de lei.

“É capital de giro na veia. A retroatividade e o uso dos impostos acumulados é crítico no momento em que o crédito está interrompido para chegar na ponta”.

Humberto Barbato, principal executivo da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), endossou a visão dos colegas e foi além: para ele, o Congresso Nacional tem conseguido avançar na discussão e aprovação das medidas emergenciais, mesmo em face dos desafios de realizar votações virtuais e a distância.

Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir