A Receita Federal deu início nesta segunda-feira (23) à consulta do último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Porém, muitos contribuintes estão se perguntando: “Por que não recebi a restituição do Imposto de Renda?”.
A Receita Federal possui um cronograma específico para o pagamento das restituições, que segue uma ordem de prioridade. Primeiramente, os contribuintes com 80 anos ou mais têm direito a receber a restituição antes dos demais. Na sequência, são contemplados aqueles com 60 anos ou mais, portadores de deficiência ou com doenças graves.
Em seguida, o pagamento é feito para aqueles cuja principal fonte de renda provém do magistério. Os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que indicaram o Pix para restituição são pagos logo depois. Por último, recebem os demais contribuintes. Vale lembrar que, em caso de empate nas prioridades, quem entregou a declaração primeiro terá a precedência.
Imposto de Renda 2024: dados incorretos podem impedir restituição
Se você estava incluído nos cinco lotes e não recebeu a restituição, é possível que tenha ocorrido um erro. O problema mais comum está relacionado a dados bancários incorretos. Caso esse seja o seu caso, é fundamental saber como proceder.
A Receita Federal orienta que os contribuintes verifiquem os dados bancários informados na declaração. Se houver qualquer erro com a conta, agência ou titularidade, é possível reagendar o pagamento a partir do dia seguinte ao prazo original. Por exemplo, se você deveria ter recebido no dia 28 de junho, poderá reagendar a partir de 29 de junho.
Para reagendar o pagamento, acesse o site do Banco do Brasil e clique em “Meu Imposto de Renda”. Informe o valor da restituição atualizado. Outra opção é entrar em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades), além do 0800-729-0088, que é exclusivo para deficientes auditivos.
Você leu sobre imposto de renda 2024. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!