Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Governo quer tirar afastamento do trabalho do cálculo das aposentadorias do INSS

Governo quer tirar afastamento do trabalho do cálculo das aposentadorias do INSS

O projeto de lei que o governo Bolsonaro enviou ao Congresso para alterar a cota para trabalhadores com deficiência propõe mexer em um outro ponto bastante polêmico.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira (16), a ideia do governo é revogar um trecho da Lei de Benefícios da Previdência Social que prevê a inclusão dos valores recebidos como benefício por incapacidade nos cálculo da média salarial.

Na prática, quem for afastado do trabalho por auxílio-doença não terá mais os valores recebidos contabilizados no cálculo da média salarial para fins de aposentadoria.

Caso seja aprovada, a regra criará uma situação excepcional, na qual os meses ou anos serão considerados para o cumprimento do requisito, mas os valores, não.

Para a advogada Carolina Centeno, do escritório Arraes e Centeno, a mudança só não afetará o trabalhador que ficar afastado por pouco tempo, como um ou dois meses. “Mas tem gente que fica muito tempo afastado, que trabalhou dois, três anos e passou por vários afastamentos”, alertou.

Publicidade
Publicidade

Roberto de Carvalho Santos, advogado do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), afirmou que o prejuízo no cálculo dependerá da duração do afastamento, pois pode deixar um buraco de contribuições.

“Cria uma situação na qual a pessoa teria que fazer o recolhimento ao INSS para evitar essa falha na média salarial”, afirmou.