Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
China promete apoiar mercado de ações para impulsionar crescimento

China promete apoiar mercado de ações para impulsionar crescimento

Para retomar o ritmo de crescimento mais robusto, a China prometeu que irá manter o mercado de ações estável e tomará medidas para impulsionar o crescimento econômico durante os três primeiros meses de 2022. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (16), pela agência de notícias Xinhua, que pertence ao governo chinês. 

As declarações foram realizadas durante uma reunião especial do Comitê de Estabilidade e Desenvolvimento Financeiro do Conselho de Estado. O evento foi feito para debater e estudar a situação econômica atual e do mercado de capitais. 

A reunião foi presidida pelo vice-primeiro-ministro, Liu He, membro do Comitê Central do Partido Comunista da China, e do diretor do Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento, além de representantes de departamentos de diversas áreas.

Na reunião, o governo chinês relatou que irá promover políticas favoráveis aos mercados de capitais, porém ele aponta que deverá ser cauteloso na introdução de medidas contracionistas. Segundo a Xinhua, o governo deverá manter o apoio na listagem de ações de empresas chinesas no exterior e continuará com um “bom diálogo” com os órgãos reguladores dos EUA. 

Além disso, o PCC ressalta que tanto os americanos quanto os chineses estão trabalhando em um plano de cooperação entre eles.

Publicidade
Publicidade

O Comitê também propôs a manutenção dos mercados financeiros de Hong Kong estáveis, junto com o aprimoramento das comunicações regulatórias e a coordenação com os reguladores do ex-território britânico, conforme informou a Xinhua. 

Veja também: Novo surto de Covid pode reduzir PIB chinês em 0,5 p.p. no 1TRI22, diz Citi

Sem contar que o Comitê relatou que a política monetária da China deve “responder ativamente” para apoiar a economia da China, oferecendo crédito para ajudar a manter o ritmo do “crescimento apro”.

O analista especializado em China, Zichen Wang, da newsltetter Pekingnology, destaca que o governo chinês demonstrou um forte sinal para restaurar a confiança do mercado. 

Ele ainda explica que os mercados asiáticos reagiram positivamente com o posicionamento da China, visto que os últimos dias estavam com um grande mau humor diante das repercussões do conflito entre Rússia e Ucrânia. Wang também afirma que governo deixa claro que o seu foco será o desenvolvimento econômico e social.