Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Incerteza da economia avança 0,3 ponto em agosto, diz FGV

Incerteza da economia avança 0,3 ponto em agosto, diz FGV

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cresceu 0,3 ponto de julho para agosto, avançando para 119,6 pontos. De acordo com a FGV, o indicador continua com uma distância superior a 4 pontos para média de 115 pontos entre os anos de 2015 e 2019. O estudo foi divulgado na manhã desta terça-feira (31). 

Os dois componentes estudados apresentaram caminhos opostos em agosto. O componente de Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza na imprensa, recuou 0,5 ponto, para 118,4 pontos, o que contribui negativamente em 0,4 ponto. 

Já o componente de Expectativas, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes, subiu 3 pontos, para 116,2 pontos, contribuindo 0,7 ponto, para a evolução da margem do indicador agregado. 

“A alta do IIE-Br em agosto foi determinada pelo componente de expectativa. As dificuldades em superar a pandemia no Brasil e no mundo, as dúvidas com relação à real situação fiscal do país e as frequentes turbulências políticas são fatores que vêm contribuindo para a alta da incerteza. No âmbito econômico, o país ainda tem desafios como a inflação ascendente e o risco de crise energética. Com todas essas fontes de ruído, dificilmente o indicador convergirá para a já elevada média 2015- 2019 nos próximos meses”, relata Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Publicidade
Publicidade