Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, assegurou que a instituição seguirá forte no combate ao coronavírus.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
De acordo com reportagem da Reuters, o executivo reiterou sua promessa de usar todas as ferramentas disponíveis para ajudar a fortalecer a economia do país em meio à pandemia.
“Essa é uma emergência de natureza que nunca vimos antes. Cruzamos muitas linhas vermelhas que não haviam sido cruzadas antes e estou muito confortável de que essa é a situação em que você faz isso”, comentou.
Powell participou de uma conversa com Alan Blinder, professor de economia da faculdade da Ivy Leaguee e ex-vice-chair do Fed em um evento por webcast.
Pequenas empresas no foco do Fed
Durante a conversa, o presidente do Fed adiantou que a instituição está prestes a disponibilizar os primeiros empréstimos para pequenas empresas, em um processo conhecido como Main Street.
O presidente do Fed informou que a instituição deverá criar linhas de crédito que sejam acessíveis para empresas de portes variados.
“Os menores empréstimos deverão ser de US$ 500 mil e os maiores poderão atingir até US$ 100 milhões”, revelou Powell.
Próximos passos
O próximo passo dos investidores, de acordo com a Reuters, é encontrar pistas sobre quando o Fed poderá reiniciar a compra de títulos em larga escala e firmar promessas sobre quanto tempo isso pode continuar.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
Powell negou, no entanto, que esteja em seus planos adotar juros negativos no País.
“Não está claro para os membros do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) que seria apropriado adotar juros negativos”, concluiu.
Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir