Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Maia defende reformas em live: “Precisamos melhorar o gasto público”

Maia defende reformas em live: “Precisamos melhorar o gasto público”

A Expert XP 2020 recebeu nesta quarta (15) o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia para uma live

Sabatinado por Rafael Furlanetti, sócio-diretor Institucional na XP Investimentos, e Richard Back, chefe de análise política na empresa, o deputado do DEM-RJ debateu a agenda política brasileira em 2020 e o que esperar da Casa para os próximos meses – especialmente a reforma tribuária.

Confira abaixo os principais pontos da participação do presidente da Câmara dos Deputados na Expert XP 2020.

A pandemia e a Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados admitiu que a chegada da pandemia alterou drasticamente os planos do Executivo para 2020. E elogiou o desempenho da Casa.

“A gente foi vendo o problema chegando aos poucos e acho que ninguém acreditou que seria desse tamanho, nem na saúde, com tantas vidas perdidas, nem na economia”, lembrou.

Publicidade
Publicidade

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

“Para um país continental é muito difícil. Tivemos que nos adaptar muito rápido”, disse Maia.

“Conseguimos construir emendas que deram segurança para os passos seguintes do governo. Foi uma demonstração de responsabilidade, que contou com apoio até da oposição”, completou Maia, satisfeito com os projetos aprovados, como o Marco do Saneamento e o auxílio os estados durante a pandemia.

O deputado lembrou também da aprovação do auxílio-emergencial e de duas Medidas Provisórias voltadas para o crédito que ajudaram a aquecer a economia durante o período mais nebuloso da pandemia.

“Aprovamos o auxílio-emergencial. Melhoramos a proposta do governo e depois o Executivo foi além. Tivemos duas Medidas Provisórias importantes para o crédito, a 944 e a 975, e elas vão ajudar muito”.

Reforma tributária

Rodrigo Maia, como já havia feito em outras oportunidades, defendeu a importância da aprovação da reforma tributária com a máxima urgência. E repetiu que o governo não precisa gastar mais, mas “gastar melhor”.

“Não serão desafios simples. Por isso sempre defendo o IVA Nacional, juntando impostos nacionais, federal e municipal. Acho que esse seria o grande apoio do Congresso Nacional. Nós precisamos melhorar a qualidade do gasto público”, avisou.

Teto de gastos e os próximos desafios

Ao falar do que é esperado no cenário político e econômico do País no segundo semestre, quando a pandemia provavelmente começará sua curva descendente, Maia não maquiou suas projeções.

“Nós vamos ter grandes desafios. As demandas vão ser muito grandes. Temos a Lei de Responsabilidade Fiscal, temos a Regra de Ouro. Elas vão ser limitadoras”, avisou.

As prioridades para Maia, além da reforma tributária, são a geração de empregos e a segurança das famílias, bastante abalada com o cenário da crise.

Nosso grande desafio será financiar as famílias e as empresas para que possam gerar empregos e desenvolver nossa economia”, comentou.

“Os empregos sendo muito atingidos. Espero que a partir de agosto já possamos começar a pensar na agenda pós-pandemia. O que teremos agora será muito diferente daquilo que tínhamos no início de março”, concluiu.

Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir