Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Estados preparam terreno para reforma tributária com mudanças no ICMS

Estados preparam terreno para reforma tributária com mudanças no ICMS

A morosidade com que caminha a reforma tributária no Congresso à espera da proposta do governo acendeu nos Estados a necessidade de agir conjuntamente e preparar o terreno para o que está por vir. Segundo fontes ouvidas pelo broadcast do jornal O Estado de S.Paulo, uma agenda de mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de […]

A morosidade com que caminha a reforma tributária no Congresso à espera da proposta do governo acendeu nos Estados a necessidade de agir conjuntamente e preparar o terreno para o que está por vir.

Segundo fontes ouvidas pelo broadcast do jornal O Estado de S.Paulo, uma agenda de mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) vem sendo trabalhada de forma paralela à reforma.

As ideias passam pela simplificação da cobrança do tributo e pela redução de entraves na votação de benefícios fiscais no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários de Fazenda dos 27 Estados e do Distrito Federal.

A legislação diz que o Estado precisa submeter qualquer decisão de reduzir o ICMS ao Confaz, mas, na prática, não o fazem, praticando o que ficou rotulado de “guerra fiscal”, e que permite ao Confaz contestar quaisquer benefícios oferecidos pelos Estados.

Unificação de tributos

A maioria dos governadores externou que deseja alterar a atual forma de aprovação da isenção de impostos por parte de um Estado, que hoje requer unanimidade. A intenção é que ela possa receber sinal verde com um quórum de 4/5. A contrapartida seria que as decisões do Confaz, hoje definidas por maioria simples, também teriam que se adaptar ao quórum de 4/5.

Publicidade
Publicidade

Segundo os secretários ouvidos pelo jornal, a ideia é preparar o terreno para a reforma tributária, que já prevê a unificação de tributos sobre o consumo nas três esferas da Federação, entre eles o próprio ICMS.

“Como a gente sabe que a reforma não vai vigorar no dia seguinte, pensamos em discutir uma simplificação do ICMS para o período da transição”, comentou um secretário, que pediu para permanecer no anonimato.

Caso não haja sucesso em alterar o entendimento do Superior Tribunal Federal, a ideia é, ao menos, criar uma legislação nacional relativa à substituição tributária, simplificando ou dando um padrão nacional à antecipação do tributo.

LEIA MAIS:

Ibovespa renova máxima história com bom humor nos mercados

Após eleição, Argentina continua perdendo indústrias