Hackers estão tentando lucrar com o coronavírus, alertam especialistas entrevistados pela CNN. Por meio de e-mail, redes sociais e contas bancárias, eles exploram os medos do público sobre o coronavírus para tentar a invasão de contas.
Especialistas da principal empresa de inteligência cibernética FireEye disseram na quinta-feira que hackers estão enviando e-mails para fornecer informações sobre o vírus corona, mas cujo objetivo é induzir as pessoas a abrir mão de suas senhas. Alguns até contêm malware que pode penetrar no computador da vítima.
“Vimos atores motivados financeiramente usando phishing com tema de coronavírus em muitas campanhas, com dramáticos aumentos de volume mês a mês de janeiro a hoje”, disse FireEye em um comunicado preparado para a mídia e compartilhado com a CNN Business.
Ben Read, gerente sênior de análise de espionagem cibernética da FireEye, explicou que os hackers exploram regularmente crises e outros eventos de notícias que preocupam as pessoas em ataques. “É a mesma tática com uma camada de tinta diferente”, disse ele.
Mas raramente um evento gera tanto interesse e preocupação global compartilhada quanto o coronavírus, disse ele. Como resultado, os hackers se concentraram particularmente na pandemia.
O e-mail sempre foi uma maneira importante de se comunicar com provedores de serviços, agências governamentais e escolas. Para compartilhar informações sobre medidas de segurança, desligamentos e outras alterações. Por sua vez, disse Reid, os hackers podem tentar imitar as mensagens.
O FireEye forneceu detalhes do que dizia ser um e-mail malicioso com o assunto “D-19 Tudo o que você precisa saber”. Mas continha um link malicioso para um documento de perguntas frequentes sobre coronavírus.
Ele aconselhou as pessoas a seguirem as mesmas etapas padrão. Devem sempre tomar como precaução antes de clicar nos links. E também desconfiar de todos os e-mails ou mensagens que não são esperadas.