Segundos especialistas no próximo ano, haverá mais empregos com regime CLT (carteira assinada). A razão é que as empresas vão estar mais dispostas a contratarem com a aceleração prevista para a economia.
Atualmente, os empregos informais são os que mais sobem e são impulsionados com a recuperação econômica que vem dando seus primeiros passos. Os especialistas responsáveis pela previsão, são da agência Tendência. Uma das maiores consultorias econômicas do país, com mais de 20 anos de mercado.
Em entrevista ao jornal Estadão, a consultoria comentou que espera um crescimento em 2,1% para o PIB brasileiro. Assim, acredita-se que 1,8 milhões de pessoas devem conseguir postos de trabalho. Sendo que 900 mil vagas no regime CLT.
Mudanças nos empregos podem chegar a partir de junho
Para o primeiro trimestre de 2020, a previsão é de que os trabalhos informais ainda sejam a maioria na alternativa para os trabalhadores brasileiros. No início do segundo trimestre, os dois tipos de trabalhos devem se igualar. Apenas a partir da metade do ano, em junho a geração de trabalhos com carteira assinada vai se sobrepor aos trabalhos informais.
Segundo a análise do economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Em entrevista também ao portal Estadão. A estimativa é de haja 728 mil vagas em regime formal.