Nessa matéria, você vai conhecer o que fazem determinados bancos ou corretoras que atuam como intermediários do Banco Central. Essas organizações também podem ser chamadas de dealers de mercado aberto. Entenda o que são e o que fazem as dealers.
O que significa dealer?
Dealer é o nome que se dá no Brasil para às instituições financeiras, sejam elas bancos ou corretoras, que exercem o papel de intermediários do Banco Central no mercado aberto. Por isso, essas organizações também são chamadas de dealers de mercado aberto.
O que é BC (Banco Central)?
O Banco Central do Brasil é responsável pelas políticas monetárias do país. Em outras palavras, é a principal autoridade monetária.
Qual é a função da política monetária?
A política monetária visa manter o controle de dinheiro em circulação, serve para calibrar as taxas de juros e do crédito de um país. Esta política é feita através de uma autoridade monetária, no caso o Banco Central.
O que é mercado aberto?
Quando falamos em mercado aberto (open market), estamos nos referindo ao mercado de títulos. Nesse mercado, atuam o Banco Central e os bancos comerciais.
O que é realizado no mercado aberto?
São realizadas as compras e vendas dos títulos da dívida pública.
Qual é a função de uma dealer?
A função de uma dealer é calibrar e regular a liquidez no mercado financeiro. O termo dealer pode ser aplicado as instituições que são credenciadas pelo Banco Central para participar de leilões informais de títulos públicos. Além disso, as dealers têm a obrigação de informar aos outros bancos sobre o leilão. Além das dealers que atuam no mercado de títulos, encontramos as dealers que operam no mercado de câmbio.
O que faz uma dealer que atua no mercado de câmbio?
Esses dealers são utilizadas como forma para que o Banco Central possa atuar na compra e venda de moeda estrangeira. Além disso, estabelecem os preços dos papéis. A intenção é calibrar as flutuações e proteger a moeda nacional, de acordo com as definições da política econômica.