A inadimplência foi superada pelo risco da escolha do novo presidente na lista das principais preocupações dos bancos no Brasil. Segundo o Banco Central, 68% das instituições financeiras brasileiras consideram a eleição um risco, já que pode mudar a política econômica do país, dependendo de quem assuma o Governo.
Dominado
O
Banco Central divulgou nesta semana, que os quatro maiores bancos brasileiros possuem 78,51% de todos os empréstimos feitos hoje em instituições bancárias do país. Dez anos atrás, essa concentração bancária era de 54%. Olha só quanto aumentou! Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa possuem 72,69% dos ativos bancários e 76,35% dos depósitos feitos hoje.
Eleição é o novo medo
A inadimplência foi superada pelo risco da escolha do novo presidente na lista das principais preocupações dos bancos no Brasil. Segundo o Banco Central, 68% das instituições financeiras brasileiras consideram a eleição um risco, já que pode mudar a política econômica do país, dependendo de quem assuma o Governo. A inadimplência, antes citada por 67% dos bancos, caiu para 56% na lista das preocupações.
Mais tempo no vermelho
O Brasil só deve ter superávit primário em 2022. Essa estimativa foi divulgada hoje pelo Fundo Monetário Internacional, o FMI. Superávit primário é a economia que o Governo precisa fazer pra pagar os juros da dívida pública, isso quando as receitas superam as despesas. Na última projeção, em outubro do ano passado, o FMI indicava o superávit primário para 2021, ou seja, agora, o país vai ficar no negativo por mais tempo.
Complicou ainda mais, Lula!
Foi negado nesta quarta-feira (18) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4, o último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os desembargadores mantiveram a condenação de 12 anos e 1 mês de prisão ao petista, que está detido desde 7 de abril. Mas, a defesa do ex-presidente ainda pode recorrer no Superior Tribunal de Justiça, STJ, e no Supremo Tribunal Federal, o STF. Depois de encerrados os recursos na segunda instância judicial e se for confirmada a condenação, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Até lá, ele ainda é o pré-candidato do PT à presidência da República.