Entender o significado da palavra arbitragem dentro de um contexto econômico pode parecer algo bem complexo para as pessoas que não têm familiaridade com o economês. Nesta matéria, vamos explicar o que significa arbitragem de uma maneira simples e fácil para a sua perfeita compreensão.
O que é arbitragem?
Arbitragem nada mais é do que a compra de um determinado bem ou ativo em algum mercado com o objetivo de revendê-lo posteriormente em outro mercado, lucrando assim com a diferença de preços entre um negócio e outro.
Com quais ativos o investidor pode realizar arbitragem?
a) Moedas estrangeiras
b) Aluguel de ativos
c) Opções
d) Derivativos
Ficou mais fácil agora sua compreensão sobre o que seja arbitragem? Se sua resposta for não, tranquilize-se, vamos dar um exemplo bem prático para o seu perfeito entendimento.
Exemplo prático, envolvendo a negociação de um ativo em duas praças diferentes:
Vamos imaginar que você comprou uma ação da empresa Y na Bovespa pagando R$ 10,00, se a mesma ação estiver sendo negociada na bolsa americana a um valor de US$ 15,00, o investidor vai vender o seu ativo na bolsa americana, embolsando a diferença de preços.
Diante dessa explicação, podemos entender que arbitragem é uma operação de compra de ativos em um determinado mercado ou praça de negócios com o objetivo de vendê-los em outro mercado ou praça, com preços mais elevados em relação ao que foram adquiridos.
Como funciona a correlação de preços na arbitragem em mercados diferentes?
Geralmente essas diferenças de preços entre um mercado e outro tendem a ser passageiras, já que os investidores ou negociadores percebem rapidamente a diferença nos preços e então, começam a comprar no mercado que está mais barato e vendem no que está mais caro. Isso gera um aumento de preços pelo incremento da procura e a uma diminuição do preço em outro mercado pelo excesso de oferta.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.