O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, em inglês) confirmou, nesta quinta-feira (11), uma grande venda de soja para a China.
De acordo com informações da Reuters, foram embarcadas 720 mil toneladas do grão para o país asiático.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
A informação chegou após o USDA ter informado que as vendas de soja do país na última semana foram as maiores dos últimos 16 meses.
Em relatório semanal nesta quinta-feira, o USDA disse que 1 milhão de toneladas líquidas de soja foram vendidas para exportação no ano comercial na semana encerrada em 4 de junho, incluindo 337 mil toneladas para a China e 213,2 mil toneladas para destinos não revelados.
Nova safra
As vendas da nova safra totalizaram mais de 1,2 milhão de toneladas, com 517 mil toneladas para a China e 644 mil para compradores desconhecidos.
Essas vendas combinadas representam as maiores vendas semanais de soja dos EUA desde fevereiro de 2019, segundo os dados mais recentes do Departamento de Agricultura norte-americano.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
Brasil influenciou nas vendas
A China aumentou a importação de grãos de soja dos Estados Unidos depois que a oferta do país, principal fornecedor, elevou os preços.
A sequência de compras também vem em meio a um aumento nas tensões entre EUA e China devido à pandemia de coronavírus e à nova lei de segurança nacional do governo chinês para Hong Kong.
Acordo comercial x tensão do coronavírus
A Fase 1 do acordo comercial fechado entre China e Estados Unidos no fim do ano passado contou com o comprometimento dos asiáticos em aumentar dramaticamente as compras de produtos agrícolas dos EUA.
Apesar disso, as vendas de produtos como a soja seguem abaixo do nível visto antes da guerra comercial, muito por conta da tensão criada em meio à pandemia de coronavírus.
Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir