SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Suzano supera em 10% projeções internas e de consenso

Suzano supera em 10% projeções internas e de consenso

Isto ocorre mesmo em um contexto operacional ainda desafiador para celulose e com visibilidade de resultados dependente do ciclo de preços de fibra curta e do câmbio

A Suzano (SUZB3) reportou, no quarto trimestre do ano, resultados acima das estimativas, superando em 10% tanto as projeções internas quanto o consenso. Os dados estão em um relatório do BTG Pactual (BPAC11). Segundo o documento, essa diferença foi impulsionada por maiores volumes de vendas de celulose e papel, parcialmente compensados por custos de vendas, gerais e administrativos mais elevados. Apesar da queda sequencial, o patamar ficou acima do que tipicamente se espera para janeiro, que é um mês sazonalmente mais fraco. O principal vetor foi o Corredor Norte, com crescimento sólido em soja, farelo de soja e milho.

“O resultado é visto como evidência de resiliência de participação de mercado, mesmo com ajustes em sua estratégia comercial”, informou o relatório do banco de investimentos, assinado pelos analistas Leonardo Correa, Marcelo Arazi e Bruno Henriques.

Segundo a Ativa Investimentos, o que chamou a atenção de fato no último trimestre do ano, foi a disciplina na recompra de ações, concluída nos últimos três meses de 2025, com a aquisição de R$ 805 milhões em papéis da companhia em concomitância com um novo programa, com vistas a adquirir até 6,5% do free float em um período de 18 meses. Para a Ativa Investimentos, a medida tende a melhorar o price action no curto prazo, ao introduzir uma fonte recorrente de demanda ao papel e sinalização de confiança da administração.

Cenário desafiador

Isto ocorre mesmo em um contexto operacional ainda desafiador para celulose e com visibilidade de resultados dependente do ciclo de preços de fibra curta e do câmbio. O relatório da casa de análise diz ainda que adicionalmente, à luz do histórico recente, o movimento também sugere uma postura mais voltada para si do que para anúncios de expansão inorgânica, um elemento que, em geral, reduz um risco de cauda associado a tese da empresa.

Com relação ao resultado em si, no 4TRI25, a Suzano apresentou avanço nas vendas de celulose e maiores volumes de papel. A elevação de preços médios em celulose foi parcialmente compensada por preços mais baixos em papel e pela apreciação do real frente ao dólar, resultando em margem bruta e Ebitda por tonelada ligeiramente abaixo das estimativas da Ativa.

Publicidade
Publicidade