Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Demanda global por petróleo voltará a crescer em 2021, diz Opep

Demanda global por petróleo voltará a crescer em 2021, diz Opep

A demanda global por petróleo em 2021 deve se recuperar fortemente da desaceleração de 2020, diz a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

A demanda global por petróleo em 2021 deve se recuperar fortemente da desaceleração observada em 2020.

Segundo a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a expectativa é que haja um crescimento de 7 milhões de barris por dia em 2021. Isso ocorrer a partir da recuperação da economia global, após um ano marcado pela crise provocada pelo coronavírus. Mas, apesar do crescimento, a demanda continuará ainda abaixo do nível pré Covid-19.

No relatório mensal da organização, publicado nesta terça-feira (14), a Opep diz que, embora o mercado ainda esteja no meio da crise, a estabilização gradual deverá começar no segundo semestre de 2020.

O crescimento do PIB em 2021 está previsto em 4,7%, após uma contração de 3,7% vista neste ano. Isso presumindo que a Covi-19 esteja contida, especialmente nos países de maiores economias, permitindo a recuperação de consumo e investimento das famílias, apoiadas por medidas massivas de estímulo empreendidas para combater a pandemia”.

 

Publicidade
Publicidade

Brasil deve ajudar a impulsionar crescimento do petróleo

A produção de petróleo na Noruega, Brasil e Austrália deverá aumentar com a intensificação de projetos existentes e novas startups. Por outro lado, o declínio natural no Egito, México, Tailândia, Colômbia e Cazaquistão deve compensar parte desse crescimento.

A expectativa é que no Brasil haja uma retração de 6,7% em 2020. Mas um crescimento de produção de 2,4% para 2021.

Segundo a Opep, as perspectivas para 2021 continuam dependentes das ​​incertezas de 2021, tanto para o lado positivo quanto negativo. Ao mesmo tempo, a cooperação histórica entre os países membros da OPEP e os países não membros da OPEP ajudaram o mercado global de petróleo e, portanto, a economia mundial, a superar desafios sem precedentes.

“As decisões históricas tomadas em meio a uma vasta gama de incertezas forneceram uma contribuição substancial e altamente eficaz. Isso abriu caminho para os mercados econômicos e energéticos globais se recuperarem em 2021”, diz o relatório.