Após ouvir elogios do presidente americano Donald Trump sobre os estudos envolvendo o uso da substância cloroquina para o combate ao Covid-19, um casal no Arizona decidiu experimentá-la.
Segundo o portal Business Insider, porém, a cloroquina usada pelo casal era um ingrediente para uso em tratamento parasitário de peixes.
Ou seja, a substância utilizada não era a mesma que médicos usam como remédio no tratamento da malária em humanos.
Como resultado, uma unidade médica do Arizona acabou anunciando a morte do paciente, que tentou se automedicar utilizando a substância.
Sobrevivente, a mulher do casal, que preferiu não se identificar, informou que tinha a substância em casa e decidiu misturar uma pequena quantidade com um líquido.
Segundo ela, o casal bebeu como forma de prevenir o coronavírus por conta de fazer parte do grupo de risco.
Sem comprovação
Apesar de ter sido elogiada por Trump durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, ainda não há nenhum medicamento específico aprovado para prevenir ou tratar o Covid-19.
O que existem são algumas pesquisas em estágio inicial, que sugeriram que o remédio de cloroquina poderia ser útil como terapia.
Em comunicado a NBC News, Daniel Brooks, diretor médico do Banner Poison and Drug Information Center alertou:
“Dada a incerteza em torno do COVID-19, entendemos que as pessoas estão tentando encontrar novas maneiras de prevenir ou tratar esse vírus. Mas se automedicando não é o caminho.”