Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Coronavírus pode interromper geração de postos de trabalho na indústria

Coronavírus pode interromper geração de postos de trabalho na indústria

Especialistas acreditam que o coronavírus pode interromper a geração empregos na indústria, conforme reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira (16).

Segundo a notícia, 2019 registrou um crescimento nas vagas de emprego mais qualificado. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que o número de trabalhadores da indústria de transformação cresceu 1,4% em 2019. Quase o dobro do registrado em 2018.

Esse avanço foi estimulado pelo setor de tecnologia e indicava aumento na produção para este ano. No entanto, o economista-chefe do Iedi, Rafael Cagnin, não sabe se o desempenho mais robusto vai se confirmar. “Ninguém sabe exatamente os efeitos reais”, disse Cagnin ao jornal.

De acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Rodolpho Tobler, a pandemia de coronavírus vai estagnar a geração de empregos com carteira assinada na indústria. Entretanto, ele não acredita em demissões.

A opinião dos especialistas já é corroborada por pesquisas.  O levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), revelou que 70% das empresas ouvidas pela entidade já registram atraso no recebimento de materiais da China. O presidente da Abinne acredita que esse cenário deve alterar o funcionamento das empresas do setor. Estima-se que haja redução da jornada de trabalho e férias coletivas.

Publicidade
Publicidade