O que aconteceu quando o homem resolveu se fixar em um só lugar?
Ao se fixar em um lugar, o homem passou a plantar e a caçar. O excedente que restava de sua lavoura e caça, ele trocava por outros produtos. Essa prática gerou o primeiro tipo de comércio que se tem notícia: o escambo (troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso da moeda). A troca de produtos, bens e serviços que era realizada de forma regular, gerou o primeiro tipo de padrão monetário. A partir daí, começou-se a atribuir valor as coisas que eram trocadas.
Como surgiu a moeda?
O aparecimento da moeda surge como uma consequência natural do comércio rudimentar que era praticado através do escambo.
Um pouco de história:
Devido ao longo caminho e a dificuldade para se transportar os produtos para serem trocados, as pessoas passaram a usar o metal como meio de pagamento.
Como o metal se popularizou?
O metal foi ganhando popularidade entre os povos devido a facilidade de acesso, além disso, tinha beleza plástica e era mais fácil para se auferir o seu valor.
Como era o uso do metal no início?
No início, o metal era usado in natura, ou então, possuía a forma de anéis e braceletes.
Como foi a evolução do metal?
Com o passar do tempo, o metal passou a ser usado de maneira padronizada, com o objetivo de fins comerciais.
Como o metal evoluiu até a criação de moedas?
A confecção de moedas, ao longo do tempo, passou a contar com um peso específico e um grau de pureza.
Quais foram os primeiros metais usados na fabricação de moedas?
Os primeiros metais utilizados na fabricação de moedas foram a prata e o ouro, devido a durabilidade do material e a sua beleza.
Como as moedas evoluíram para a criação do papel moeda?
Ao longo do tempo, as minas de ouro foram ficando mais escassas, isso motivou o aparecimento do papel moeda (dinheiro de papel), gerando alternativas para a continuidade das transações comerciais.





