Jair Bolsonaro anunciou na terça-feira (17) a nomeação do contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia para chefiar a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Saboia vai substituir Décio Oddone, que solicitou a renúncia do cargo no mês de janeiro. Segundo informações da Folha de São Paulo.
Rodolfo Henrique de Saboia estava na reserva desde 2012. Atuando nos últimos anos como superintendente de Meio Ambiente. Da Diretoria de Portos e Costas, na Marinha brasileira. Saboia será o responsável por chefiar o órgão regulador das atividades relacionadas ao petróleo, gás natural e biocombustíveis do Brasil. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), define regras e fiscaliza o setor.
A expectativa em relação a nova nomeação feita por Bolsonaro, é grande. Devido ao setor do petróleo ter possibilitado nos últimos anos grande arrecadação para o governo. Por meio da realização de leilões bilionários. Conheça agora a carreira do militar e suas experiências profissionais:
Currículo Rodrigo Henrique de Saboia
O militar Rodrigo Henrique de Saboia possui formação como bacharel em Ciências Navais, pela Escola Naval. É mestre em Comando e Estado-Maior, além de doutor em política e Estratégias Marítimas pela Escola de Guerra Naval.
Saboia possui também MBA em Gestão Internacional pela Coppead. Tendo atuado como coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha. Também exerceu a função de comandante da Força de Superfície e subchefe de Organização do Comando de Operações Navais. Seu último cargo foi como superintendente de Meio Ambiente da diretoria de Portos e Costas da Marinha.