Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Como comprar e vender NFTs? Veja como criar uma e qual a relação com criptomoedas

Como comprar e vender NFTs? Veja como criar uma e qual a relação com criptomoedas

Os NFTs são uma grande novidade do mercado de ativos digitais. Eles conferem caráter único a uma determinada obra digital, dando-lhe aspectos de exclusividade e raridade. Podem ser aplicados, por exemplo, ao mundo dos jogos online.

Para entender melhor como comprar e vender NFT, este artigo descreve a melhor forma de fazê-lo, para auxiliar o investidor.

Siga a leitura e entenda melhor todos os aspectos envolvidos!

Vender NFT: mas, o que são NFTs?

A sigla NFT quer dizer non-fungible token. Traduzindo, significa token não-fungível e podemos entender este último termo como “tangível”.

Assim, um NFT é uma tecnologia que serve para dar valor a algo que não é tangível, como uma obra de arte. É por meio de um NFT que determinado ativo digital se torna único.

E é exatamente daí que vem o seu valor. Quando pensamos em uma grande obra de arte, como uma escultura ou um quadro muito valioso, sabemos que podem existir cópias no mundo real. E de fato existem.

No entanto, apenas a obra original tem um alto valor, dada a sua exclusividade.

É exatamente assim que um NFT atua, dando unicidade a uma determinada composição do mundo digital. Podemos citar como exemplos músicas, desenhos, memes e até mesmo itens colecionáveis de jogos online.

Com o tempo, formou-se um grande mercado em torno dos NFTs, ao passo que determinados ativos digitais são negociados hoje por milhões de dólares.

As companhias privadas já viram futuro nessa tecnologia e empresas como Nike, por exemplo, já adquiriram startups que trabalham com tecnologia digital para atribuir exclusividade a calçados virtuais por meio de NFTs.

NFTS devem ser compradas com criptomoedas (foto)

Vender NFT: artista britânico queimou suas telas depois de transformá-las em NFTs

Em outubro de 2022, o artista britânico Damien Hirst virou notícia depois de queimar milhares de pinturas.

Isso aconteceu depois que os colecionadores optaram por manter as imagens digitais em formato de NFTs em vez das pinturas físicas, em tinta esmalte sobre papel. 

O NFT, que supostamente foi vendido por 2 mil libras esterlinas (cerca de R$ 11 mil) cada um. Pouco mais de 5 mil pessoas escolheram a versão física, enquanto 4.851 optaram pelos NFTs, de acordo com a galeria londrina Newport Street Gallery.

Depois de vender NFT, artista fez transmissão ao vivo da queima das obras físicas

O artista transmitiu a performance ao vivo no Instagram. Com a ajuda de seus assistentes, Hirst empilhou as peças em lareiras. 

“Muitas pessoas pensam que estou queimando milhões de dólares em arte, mas estou apenas completando a transformação dessas obras de arte físicas em NFTs queimando as versões físicas”, escreveu o pintor. 

É possível vender NFT no mercado secundário

Assim como as obras físicas são negociadas entre colecionadores, as pinturas digitais atreladas a NFTs podem também ser negociadas no mercado secundário. 

É possível vender NFT, pois como são as NFTs criadas com tecnologia blockchain, a mesma que garante a validade de criptomoedas, como o Bitcoin, elas têm garantia de autenticidade, e seu valor segue as leis básicas de oferta e procura que regem outros ativos de mercado.

Vender NFT: quanto as obras de arte podem se valorizar?

No caso das obras de Hirst da coleção “The Currency”, é difícil imaginar uma valorização excessiva, acima das 2 mil libras do valor original. 

Isso porque elas fazem parte de uma coleção de cerca de 5 mil obras.

O potencial de valorização, no entanto, pode ser conferido pela originalidade da proposta e pelo ineditismo da performance do incêndio com as versões físicas.

Vender NFT: como isso se relaciona com as criptomoedas?

Para entender como vender NFT é preciso saber que existe uma relação íntima entre NFTs e criptomoedas

A começar pelo fato de que, para adquirir um NFT, é necessário antes ter alguma criptomoeda, pois essa é a forma de negociação a que os NFTs respondem.

O tipo de criptomoeda dependerá do local no qual o NFT é negociado, o que se chama de marketplace.

Além disso, ambos os ativos digitais são desenvolvidos usando a tecnologia blockchain. Eles ficam armazenados em um banco de dados considerado público, imutável, descentralizado e com regras preestabelecidas.

Vender NFT: entenda o Blockchain

A palavra blockchain significa ao pé da letra “corrente de blocos”. Ela funciona mais ou menos assim:

Imagine em um trenzinho de brinquedo cujos os trilhos estão espalhados pelo mundo inteiro. Imaginou? Agora, pense que não há apenas um trenzinho, mas milhões deles em circulação pelo mundo. 

Cada material dentro de um vagão é validado por máquinas espalhadas, que devem verificar se a informação está correta. Se aprovado, ele é selado com um código complexo de letras e números e se junta a outros vagões. 

Blockchain: é seguro vender NFT?

Para aumentar a segurança, cada vagão carrega seu código e o código do vagão anterior. Assim, caso alguém tente invadir um vagão, será preciso desvendar mais de um código.

Essa rede de trenzinhos mundiais não tem dono, por isso todos os envios são registrados num livro disponível para qualquer um acessar. Porém não é possível ver o que foi enviado nem quem enviou, apenas quando houve o envio.

Realizar todas essas operações é um pouco complexo. São poucas as pessoas que têm as máquinas necessárias para criar os códigos que selam os vagões e juntá-los com outros, por isso elas são remuneradas por esse trabalho.

Os trilhos que ligam os trenzinhos são a computação em nuvem (ou cloud computing), uma tecnologia que torna possível processar uma grande quantidade de informações na internet.

Os vagões do trem são os blocos de informações, que são denominados de hash, que é uma função matemática que pega uma mensagem ou arquivo e gera um código com letras e números que representa os dados enviados (que podem ser mensagens ou arquivos).

Enquanto que o livro de registros são chamados de ledger ou livro-razão, que é uma espécie de documento onde todas as transações são gravadas. Essas informações não podem ser apagadas e qualquer pessoa pode acessá-las.

As pessoas que têm a capacidade de um ligar um vagão no outro e no trem são as mineradoras. Estes indivíduos são responsáveis em calcular o hash de cada bloco para formar a ligação entre eles.

Para finalizar, os trenzinhos são as cadeias de blocos, ou melhor dizendo as blockchains.

Entenda o processo: vender NFT e blockchain

A segurança das blockchain varia de acordo com a sua capacidade de força computacional. Assim, quanto maior for a quantidade de servidores conectados à rede e quanto mais distribuída ela for, mais difícil fica violar a sequência de blocos registrados.

Deste modo, como a rede não está centralizada em nenhum lugar, a probabilidade de ataque hacker é baixa. Além disso, como há milhares de camadas de segurança, invadi-la torna-se uma missão praticamente impossível. 

Quando o sistema reconhece que alguém está tentando invadi-lo, ele automaticamente trava em questão de segundos.

Vender NFT: bitcon e NFT

Há de se considerar também a diferença entre esses dois ativos: apesar de terem a mesma tecnologia, as criptomoedas são fungíveis, enquanto os NFTs não são.

Isso quer dizer que uma unidade bitcoin é exatamente igual a qualquer outra e tem o mesmo valor. Já com um NFT isso não ocorre.

Cada NFT é único e tem seu próprio valor. É por isso que ele é considerado não fungível e, por isso, pode ser tratado como uma obra de arte que é única e, apesar de poder ser copiada, jamais terá o mesmo valor da obra original.

Vender NFT: entenda o que dizem os especialistas

De acordo com Helena Margarido, analista de criptomoedas da Monett, entender a precificação de alguns ativos não é tarefa fácil: de uma pintura ao direito autoral de uma música, muitas vezes não temos ideia de por quê uma obra chega a valer preços astronômicos.

O mesmo vale para vender NFT: por que alguém pagaria cerca de R$ 6 milhões por uma imagem? Como tudo que permeia o universo de criptoativos, as precificações se dão por simples lei de oferta e demanda. 

“Ocorre que, com todo esse histórico de desenvolvimento e diversos casos bem sucedidos, a demanda por NFTs aumentou exponencialmente e é composta tanto por pessoas que buscam os benefícios que os tokens oferecem quanto por especuladores”, explica Helena. 

Esse aumento desenfreado da demanda sem dúvida foi determinante para as valorizações também exponenciais dos preços de alguns NFTs, porém não foi o único. 

A verdade é que a gama de utilidade por trás da tecnologia blockchain atrelada ao que os NFTs podem proporcionar nos faz entender que o valor de um token não-fungível está ligado a três aspectos: exclusividade, status/autoridade e utilidade.

Portanto, coleções de NFTs que constroem senso de pertencimento e que criem a possibilidade de uso prático serão as mais valiosas. Com o tempo, conforme os casos de uso forem evoluindo, é possível que outros fatores também interfiram na precificação desses ativos.

Mas a lei da oferta e demanda ainda deverá ser o mais determinante, conforme aponta Helena: “períodos de baixa do mercado poderão trazer oportunidades de NFTs subprecificadas e períodos de alta poderão ocasionar tokens extremamente inflacionados”, diz a analista.

Vender NFT: qual é a relação entre NFTs e os jogos online?

Os jogos online têm uma especial relação com o mundo dos NFTs. Isso acontece porque é possível ter uma aplicação muito prática do conceito de NFT em um jogo online.

Normalmente, em jogos mais elaborados, diversas características precisam ser únicas dentro de seu universo. Os personagens são um exemplo disso, mas há mais possibilidades, como artefatos e itens raros.

Isso torna esses apetrechos exclusivos, conferindo-lhes um valor que pode ser tão mais alto quando mais raro for. O desejo por esse item também conta muito para aumentar seu preço.

É nesse ponto que a tecnologia NFT entra em cena, pois é por meio dela que a característica de exclusividade passa a ser atribuída a personagens, artefatos e qualquer coisa que seja necessária.

Ainda existem pontos a serem melhor ajustados para que esse modelo de negócio seja uma constante no mundo dos games. No entanto, também já existem jogos nos quais essa prática já é uma realidade.

Os maiores exemplos são os games Axie Infinity, The Sandbox Game e Farmers World.

Vender NFT: como negociar NFTs?

Para comprar e vender NFT é preciso uma certa afinidade com o mundo da tecnologia.

A razão disso é que não é tão simples como comprar a ação de uma empresa em bolsa de valores. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Inicialmente, é preciso entender que as transações se dão em criptomoedas e não em moedas fiduciárias. Isso quer dizer que não é possível comprar um NFT com dólares ou reais, apenas com criptomoedas.

Assim, antes de comprar ou mesmo vender NFT é preciso adquirir alguma criptomoeda ou tê-las de antemão.

Além disso, é necessário colocá-las em uma carteira de criptomoedas. A mais usada é a MetaMas, por usar a blockchain Ethereum.

Após realizar esse passo, a carteira já terá saldo e será possível comprar (e posteriormente vender, se for o caso) o NFT da preferência do investidor.

Para isso, é preciso acessar um ambiente no qual os NFTs estejam disponíveis. É o que chamamos de marketplace de NFTs e o mais conhecido e utilizado é o OpenSea.

Nele, é possível ter acesso a diversas coleções de NFTs em diferentes categorias. Algumas delas são itens colecionáveis, artes, fotografia e até mesmo músicas.

Comprar e vender NFT: quais são as vantagens e riscos de investir em NFTs?

Antes de tudo, vale frisar que os NFTs são investimentos puramente especulativos e, por isso, trazem seus riscos associados.

No entanto, uma grande vantagem deles é que não há teto para sua valorização. Eles podem alcançar valores altos puramente pela avaliação do mercado.

Basta pensarmos em um quadro de um grande pintor do passado. Quando ele vai a leilão, não se sabe o preço máximo que um comprador está disposto a pagar.

Outro ponto positivo é que os NFTs representam a característica lúdica que está presente nos seres humanos. Muitas pessoas gostariam de ter um NFT por um valor emocional.

Além disso, investir em NFTs pode representar uma diversificação para uma carteira de investimentos.

Por fim, vale ressaltar que estamos falando de um mercado de risco, e portanto, volátil. Além disso, antes de pensar em comprar e vender NFT, é preciso saber que valor de um NFT muitas vezes não é definido em bases racionais, está ligado ao consenso de mercado.

Eventualmente, vender NFT que tenha grande valor hoje pode não valer nada no futuro. Mas pode ser negociado por milhões também, é bom não esquecer disso.

Vender NFT: alcançaram alto valor até agora?

Acompanhe alguns das principais NFT’s que têm altos valores financeiros no momento.

Vender NTF: Everydays: The First 5000 days

Em março de 2021, o NFT que alcançou o incrível valor de US$ 69 milhões, algo em torno de R$ 380 milhões foi uma imagem composta de outras 5 mil imagens digitais feitas pelo artista americano Beeple. 

Ele se propôs a fazer uma arte virtual por dia durante 5 mil dias e, ao fim, uniu todas elas em uma única imagem, tokenizando-a por meio de um NFT. Depois, colocou-a em leilão.

Vender NFT: Nyan Cat

O Nyan Cat é um vídeo e isso mostra que a tecnologia NFT pode estar ligada a qualquer ativo digital. No caso do vídeo em questão, trata-se de uma animação de um gato voando que emite uma espécie de arco-íris atrás de si. 

O vídeo subiu no YouTube em 2011 e seu NFT foi negociado em fevereiro de 2021 por 300 ethers (moeda da rede Ethereum), algo próximo de R$ 8 milhões na cotação atual.

Vender NFT é complicado?

Entender o que é NFT pode parecer complicado à primeira vista. No entanto, depois que o conceito de “não fungibilidade” é assimilado fica mais fácil compreender a tecnologia. 

O fato é que vender NFT já no dia a dia de diversos investidores que apostara nessa tecnologia e vem sendo aplicado aos mais diferentes tipos de ativos digitais.

  • Quer saber mais sobre como comprar e vender NFTs e mais opções de investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!