A pandemia de coronavírus tem obrigado governos dos países de todo o planeta a anunciar medidas extremas para evitar a propagação da Covid-19.
Nesta quarta-feira, conforme informações do G1, foi a vez de o presidente da Colômbia, Iván Duque, tomar providências pelo bem-estar da população local.
Duque declarou estado de emergência no país e ordenou o “isolamento obrigatório” dos cidadãos com idade superior a 70 anos.
“Diante das condições excepcionais que o país enfrenta, como presidente da República e junto a todos os ministros do gabinete, adotamos a decisão de decretar o estado de emergência”, disse Duque, em sua conta no Twitter.
Coronavírus na Colômbia
A reportagem do G1 informou que o número de pessoas infectadas pela Covid-19 na Colômbia, por enquanto, é pequeno: 75.
Mesmo assim, as medidas visam à proteção, especialmente das pessoas mais idosas, que são suscetíveis aos efeitos do coronavíus.
“A partir de sexta-feira, 20 de março, e até 31 de maio, todos os adultos maiores de 70 anos deverão permanecer em casa, exceto para se abastecer de bens de consumo e de primeira necessidade, utilizar serviços de saúde, adquirir medicamentos e ter acesso a serviços financeiros”, decretou o presidente.
O Estado se comprometeu a facilitar a esses idosos acesso à aposentadoria, subsídios, atendimento domiciliar de saúde e a cessão de uma cesta básica.
O estado de emergência na Colômbia pode chegar a até 90 dias e permitirá ao presidente colombiano adotar medidas para encarar o que ele mesmo rotulou como “o maior desafio da humanidade em tempos recentes”.