Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Canadá não descarta o fechamento de fronteiras

Canadá não descarta o fechamento de fronteiras

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou no domingo que o governo não descarta a ideia de fechar as fronteiras para combater o surto de coronavírus no país.

Até agora, 313 canadenses foram identificados com o vírus e uma pessoa morreu.

Questionado se o Canadá pode fechar suas fronteiras com a Europa ou os Estados Unidos, Trudeau disse à CTV: “Não estamos tirando nada da mesa”.

O Canadá exporta 75% de seus produtos para os Estados Unidos, assim sendo, o fechamento de fronteiras pode ter um grande impacto econômico.

A diretora de saúde pública do Canadá, Theresa Tam, orientou a população a evitar grandes reuniões públicas para evitar a propagação do vírus.

Publicidade
Publicidade

“Com os casos aumentando rapidamente no Canadá … nossa janela para aplainar a curva da epidemia está se estreitando”, disse ela a repórteres. As informações são da Reuters.

Já o primeiro-ministro de Quebec, François Legault, ordenou o fechamento temporário de empresas onde as pessoas se reúnem.Os restaurantes poderão permanecer abertos, desde que com metade da capacidade em funcionamento.

O governo liberal de Trudeau deve anunciar em breve um pacote de estímulo para ajudar os atingidos pelo Covid-19. A vice-primeira-ministra Chrystia Freeland disse que Ottawa entendeu completamente a seriedade da situação.

“Estamos absolutamente comprometidos em fazer o que for preciso … para garantir que nossa economia possa enfrentar a tempestade”, disse Freeland.

O Canadá já aumentou o monitoramento nos aeroportos e está pedindo aos cidadãos que retornem do exterior enquanto puderem.

“Estamos ouvindo a preocupação que as pessoas tiveram. A mudança de postura nos Estados Unidos, é claro, nos dá coisas importantes em que pensar ”, disse Trudeau.

Questionado se os visitantes estrangeiros podem ser obrigados a se isolar, Trudeau respondeu: “Estamos considerando tudo”.

No entanto, apesar de o país direcionar todos os seus esforços no combate ao coronavírus, o primeiro ministro canadense ressaltou que a população deve se manter tranquila.

“Não entrar em pânico com nada será realmente importante”, disse ele.

Além disso, as autoridades médicas de Ottawa, capital federal, recomendam que as pessoas fiquem em casa.