Uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revelou que 70% dos brasileiros já planejam antecipadamente como utilizarão o 13º salário. De acordo com o levantamento, 40% dos trabalhadores pretendem usar esse dinheiro para quitar suas dívidas.
Os motivos mais populares para o uso do 13º salário incluem o gasto do valor total ou parte da gratificação (78%), o pagamento de contas básicas (24%) e despesas de início de ano (16%), como IPVA e IPTU.
“Essa é uma época em que precisamos lidar com diversos gastos extras, entre pagamentos planejados para o início do ano e compras para as festas“, explica Aline Maciel, gerente da Serasa.
A especialista enfatiza que o 13º salário pode ser uma excelente oportunidade para organizar as contas e começar 2024 sem pendências, mas isso só é possível com um bom planejamento financeiro.
Entre aqueles que desejam poupar o 13º salário, 29% pretendem usar o salário para criar um fundo de emergência. Outros destinos populares para o dinheiro incluem reservas para investimentos (28%), poupança (19%), compra de um carro (12%) e aquisição da casa própria (12%).
- Leia também: Como usar o 13° salário para investir na Previdência Privada? Entenda
- Décimo terceiro salário: quem recebe e o que fazer?
- Décimo terceiro salário: saiba o que fazer
No entanto, 6 em cada 10 brasileiros afirmam que nunca conseguem guardar integralmente o valor do 13º salário.
“Sabemos que o planejamento ainda não é uma realidade para todas as famílias, mas nunca é tarde para começar. Em clima de final de ano, uma dica é estabelecer metas que estimulem essa conversa dentro de casa, revendo gastos e despesas, para criar a cultura da organização financeira e mudar a realidade no próximo dezembro“, afirma Maciel.