Para facilitar a transparência nas operações com arranjos de pagamento, o Banco Central (BC) criou “BR Code”, QR Code de padrão único que será utilizado para a iniciação de transações em arranjos de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Segundo a instituição, em cada pagamento os prestadores de serviço terão que informar ao usuário qual o arranjo utilizado. Assim, os envolvidos terão seis meses para adequarem os QR Codes utilizados atualmente ao BR Code.
As novas regras têm o objetivo de aumentar a transparência para os usuários finais, tanto pagadores quanto recebedores. Portanto, ampliando e melhorando o acesso a informações e, dessa forma, criando um ambiente pró competição no Sistema de Pagamentos Brasileiro, informou o BC.
Um “QR Code” é um código de barras bidimensional. Ele é capaz de carregar uma quantidade maior de informações quando comparado aos códigos de barras tradicionais. No contexto do SPB, sua utilização tem por finalidade facilitar a iniciação de uma transação de pagamento.