O presidente Jair Bolsonaro acordou cedo neste domingo (22) e foi à sua conta no Twitter para dar uma notícia que muitos esperavam sobre a Covid-19.
Em uma série de três postagens sequenciais, Bolsonaro revelou que o governo brasileiro estará disponibilizando 10 milhões de testes rápidos para detectar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, por todo o País.
“O Governo Federal distribui milhões de testes rápidos de Covid-19 por todo o Brasil, a serem aplicados em pontos de fácil acesso à população. São aproximadamente 10 milhões de testes no total. Cinco milhões enviados para todos os Estados ainda em março”, prometeu, em uma primeira postagem.
Em um segundo tweet, o presidente da República agradeceu ao apoio de empresários e revelou parte do método de distribuição dos testes contra o coronavírus.
“Por meio de parcerias, como anúncios de empresários que cada dia se colocam mais à disposição para que juntos possamos minimizar os impactos da Covid-19, os testes rápidos poderão ser realizados em locais de fácil acesso, como farmácias, escolas e postos de drive-thru”.
Bolsonaro concluiu a série de postagens confirmando que a ideia de expandir o número de testes surgiu após a estratégia ter sido usada com sucesso na Coreia do Sul.
“As amostras são coletadas sem que o paciente saia do seu próprio veículo, uma estratégia adotada com sucesso na Coreia do Sul”, concluiu.
Medida Provisória
Jair Bolsonaro também teve bastante trabalho no sábado. O presidente editou uma Medida Provisória contrariando decisão da maioria dos governadores sobre bloqueios interestaduais para impedir a disseminação da Covid-19.
Ele adotou medidas para preservar sua autoridade e competência diante de alguns atos definidos nos últimos dias por governadores. A MP 926/2020 trata sobre circulação interestadual e intermunicipal.
A medida altera a lei de número 13.979, editada pelo governo em 6 de fevereiro de 2020, que tratava sobre procedimentos para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Covid-19.
A MP tem força de lei e passa a vigorar imediatamente.
Navio com brasileiros vai desembarcar na Itália em meio à pandemia
Bolsonaro comemora aniversário ao lado dos filhos no Alvorada