Uma bilionária da Angola, que é alvo investigação por suspeita de desvio de fundos vendeu parte de suas participações fatia em banco português Eurobic. Segundo o site Extra, a informação foi divulgada pela instituição, na quarta-feira (22).
Isabel dos Santos, filha do ex-presidente do país africano José Eduardo dos Santos, decidiu vender sua participação após a agência de notícias portuguesa Lusa informar que procuradores angolanos a apontaram como suspeita formal de má gestão e desvio de verbas enquanto era presidente da petrolífera estatal angolana Sonangol.
O procurador geral de Angola, Hélder Pitta Grós, informou que a bilionária não havia demonstrado colaboração com as autoridades angolanas, de acordo com a agência portuguesa.
Em Portugal, Isabel dos Santos possui participações em várias grandes empresas, incluindo a NOS e a empresa de petróleo Galp Energia.
Em comunicado, o Eurobic afirmou que a venda da participação de 42,5% da empresária já foi iniciada e que a decisão dela “é final”. A instituição afirmou que a saída de Isabel dos Santos vai ocorrer “assim que possível” e que o banco central de Portugal já foi informado da decisão.