Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Banco do Brasil lança crédito imobiliário atrelado ao IPCA

Banco do Brasil lança crédito imobiliário atrelado ao IPCA

Desde a última segunda-fira(9), o Banco do Brasil (BB) passou a oferecer a contratação de financiamento imobiliário indexado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Contudo, a Caixa Econômica foi a pioneira no lançamento do projeto, tendo lançado em agosto. Enquanto bancos privados ainda não oferecem o produto.

Clientes do BB das categorias private e estilo poderão escolher a correção do saldo devedor via IPCA, disponível nas agências. Portanto, as taxas de juros do BB partem de 3,45% ao ano mais IPCA. Mas variam conforme o prazo da operação e o relacionamento do cliente com o banco.

Será possível financiar 70% do valor do imóvel residencial pelo prazo até 180 meses. O valor do imóvel a ser financiado será de até R$ 1,5 milhão no Sistema Financeiro de Habitação. O saldo do FGTS poderá ser utilizado.

Entenda o financiamento

No dia 20 de agosto de 2019, a Caixa Econômica Federal anunciou um novo financiamento imobiliário pelo IPCA. Neste modelo, os contratos de crédito imobiliário deixam de ser atualizados pela Taxa Referencial (TR) e passam a ser indexados pelo IPCA. Desde a última segunda-feira o crédito está sendo oferecido.

O financiamento imobiliário utilizado pela Caixa Econômica Federal em seus contratos antigos segue a Taxa Referencial (TR). Atualmente, os juros dos contratos indexados à essa taxa variam entre 8,30% e 9,95%.

Já os juros da nova linha de crédito, que passa a ser indexada ao IPCA, terão taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano. A modalidade financiará até 80% do valor do imóvel e terá um prazo máximo de 360 meses.

Além disso, a nova linha terá como limite 20% da renda do mutuário (enquanto os créditos imobiliários ligados à TR têm o limite de 30%). Ainda, estima-se que a renda exigida diminuirá, uma vez que as prestações do IPCA devem ser até 51% menores do que as da TR (isso por conta dos juros fixos menores).