Desde a última segunda-fira(9), o Banco do Brasil (BB) passou a oferecer a contratação de financiamento imobiliário indexado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Contudo, a Caixa Econômica foi a pioneira no lançamento do projeto, tendo lançado em agosto. Enquanto bancos privados ainda não oferecem o produto.
Clientes do BB das categorias private e estilo poderão escolher a correção do saldo devedor via IPCA, disponível nas agências. Portanto, as taxas de juros do BB partem de 3,45% ao ano mais IPCA. Mas variam conforme o prazo da operação e o relacionamento do cliente com o banco.
Será possível financiar 70% do valor do imóvel residencial pelo prazo até 180 meses. O valor do imóvel a ser financiado será de até R$ 1,5 milhão no Sistema Financeiro de Habitação. O saldo do FGTS poderá ser utilizado.
Entenda o financiamento
No dia 20 de agosto de 2019, a Caixa Econômica Federal anunciou um novo financiamento imobiliário pelo IPCA. Neste modelo, os contratos de crédito imobiliário deixam de ser atualizados pela Taxa Referencial (TR) e passam a ser indexados pelo IPCA. Desde a última segunda-feira o crédito está sendo oferecido.
O financiamento imobiliário utilizado pela Caixa Econômica Federal em seus contratos antigos segue a Taxa Referencial (TR). Atualmente, os juros dos contratos indexados à essa taxa variam entre 8,30% e 9,95%.
Já os juros da nova linha de crédito, que passa a ser indexada ao IPCA, terão taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano. A modalidade financiará até 80% do valor do imóvel e terá um prazo máximo de 360 meses.
Além disso, a nova linha terá como limite 20% da renda do mutuário (enquanto os créditos imobiliários ligados à TR têm o limite de 30%). Ainda, estima-se que a renda exigida diminuirá, uma vez que as prestações do IPCA devem ser até 51% menores do que as da TR (isso por conta dos juros fixos menores).
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.