Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Cinco assuntos para você ficar de olho nesta semana

Cinco assuntos para você ficar de olho nesta semana

Selecionamos os cinco principais assuntos para o leitor ficar atento nesta semana. Podem impactar no mercado financeiro no mundo todo.

Selecionamos os cinco principais assuntos para o leitor ficar atento nesta semana. Podem impactar no mercado financeiro no mundo todo.

Negociações entre EUA e China

Embora os governos dos Estados Unidos e China tenham declarado o desejo de assinar um acordo comercial para paralisar a guerra comercial que agita o mercado financeiro há 16 meses, ele pode fracassar . Isso pode acontecer se o presidente Donald Trump assinar uma lei apoiando os manifestantes pró-democracia de Hong Kong ou se os navios americanos continuarem navegando próximos às ilhas reivindicadas pelos chineses no Mar da China Meridional.

Economia dos EUA

Durante esta semana, os olhos também estarão voltados aos dados econômicos dos Estados Unidos. Isso porque os investidores estarão monitorando os PMIs industriais regionais à procura de sinais de desaceleração no setor fabril dos EUA.

Outro assunto relevante é referente aos dados de confiança do consumidor norte-americano na terça-feira (26), data que se iniciam as vendas da Black Friday. Desse modo, os investidores terão um panorama sobre a resiliência dos dados do consumidor.

Nesta segunda-feira (25), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve fazer um discurso sobre a sinalização de pausa nos cortes de juros. Entretanto, os dados de quarta-feira (27), referentes aos pedidos de bens duráveis para outubro provavelmente receberão mais destaques.

Publicidade
Publicidade

Balanços

O mercado financeiro aguarda dias agitados antes do feriado de Ação de Graças, nos EUA. A Palo Alto Networks deve divulgar o primeiro relatório de ganhos fiscais para 2020.

Enquanto isso, nesta segunda-feira, a PVH, empresa mundial de roupas, deve fazer a divulgação dos seus resultados antes da abertura do pregão.

Os resultados dos varejistas Burlington Stores, Dollar Tree, Besty Buy e Dicks Sporting Goods provavelmente serão reportados antes da abertura do pregão de terça-feira, 16. Já os da Dell e HP, alvo de aquisição da Xerox, devem ser anunciados depois do fechamento.

Quem deve informar apenas na quarta-feira (26) é a fabricante de máquinas agrícolas Deve, por causa das incertezas da guerra comercial entre EUA e China.

Black Friday

No dia 29 de novembro começam as vendas anuais da Black Friday pelos varejistas norte-americanos. Este evento dá início à alta temporada de compras de natais de lojas que tentam se adaptar ao movimento de encolhimento nos shoppings.

Por conta das mudanças ocorridas no cenário de compra e vendas, muitas lojas conseguiram se adaptar ao ambiente virtual e com isso aumentar a comercialização dos seus produtos. No entanto, outras ainda lutam para sobreviver e manter os clientes na porta dos seus estabelecimentos.

IPC da zona do euro

Os dados preliminares referentes à inflação da zona do euro, que serão divulgados na sexta-feira, devem ser acompanhados atentamente esta semana. Nova chefe do Banco Central Europeu, Christine Lagarde é a mais interessada nos resultados.

As previsões não são tão positivas em razão do crescimento dos preços do bloco, que ultrapassaram a meta do BCE de quase 2% desde 2013. Diante disso, não se espera que esse patamar seja alcançado tão cedo, muito menos neste mês.

Por outro lado, estima-se que a inflação anual tenha subido em novembro para o bloco e na Alemanha. Além disso, do mesmo modo que o Federal Reserve dos EUA, Lagarde prometeu rever a estratégia de inflação do BCE.

Acredita-se que durante esta semana vários funcionários do BCE venham a público para falar. Entre eles, o economista-chefe Philip Lane.

LEIA MAIS:

Focus eleva previsão da inflação, do câmbio e do PIB para 2019

Ex-prefeito de Nova York, Bloomberg oficializa pré-candidatura à presidência dos EUA