Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Vendas no varejo dos EUA apresentam queda acentuada em janeiro

Vendas no varejo dos EUA apresentam queda acentuada em janeiro

As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram 0,9% em janeiro, superando as previsões dos analistas e refletindo um declínio maior do que o esperado, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Comércio nesta sexta-feira (14).

Economistas consultados pela Reuters haviam previsto uma queda de 0,1%, após uma alta revisada de 0,4% registrada em dezembro. Esses números refletem principalmente a venda de mercadorias, que não são ajustadas pela inflação.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo apresentaram uma redução de 0,8% em janeiro, após um aumento revisado de 0,8% no mês anterior.

Vendas no varejo: impacto das temperaturas e tarifas comerciais

O retrocesso nas vendas é atribuído, em parte, às baixas temperaturas que afetaram várias regiões do país durante o inverno. Além disso, a queda nas vendas pode ser parcialmente explicada também por um ajuste após quatro meses consecutivos de bons resultados.

Esse período de crescimento refletiu, entre outros fatores, compras antecipadas realizadas pelos consumidores em expectativa das tarifas sobre importações prometidas pelo ex-presidente Donald Trump, as quais poderiam aumentar os preços de diversos produtos.

Vale destacar que, enquanto uma tarifa de 25% sobre produtos provenientes do México e Canadá foi adiada para março, uma taxa de 10% sobre importações da China entrou em vigor no início deste mês.

Produção industrial dos EUA aumenta 0,50% em janeiro

A produção industrial dos Estados Unidos registrou um crescimento de 0,5% em janeiro em comparação com dezembro, conforme divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Federal Reserve (Fed). Especialistas consultados pela FactSet haviam estimado um aumento mais modesto, de 0,3%.

Além disso, o Fed revisou os dados da produção de dezembro, ajustando a alta mensal de 0,9% para 1,0%.

Você leu sobre Vendas no varejo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!