Home
Notícias
Economia
Vendas no varejo vêm abaixo da previsão

Vendas no varejo vêm abaixo da previsão

Em novembro de 2024, as vendas no varejo do Brasil apresentaram queda de 0,4% em relação a outubro, que havia registrado alta de 0,4%.

Em novembro de 2024, as vendas no varejo do Brasil apresentaram queda de 0,4% em relação a outubro, que havia registrado alta de 0,4%. No acumulado do ano, o setor soma um crescimento de 5%. A média móvel trimestral, que foi de 0,3% em outubro, variou 0,2% no trimestre encerrado em novembro. Nos últimos 12 meses, o acumulado ficou em 4,6%, marcando o 26º mês consecutivo de resultados positivos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE.

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas recuaram 1,8% de outubro para novembro. A média móvel trimestral desse segmento permaneceu estável (0,0%) no trimestre encerrado em novembro, após variação de 0,4% em outubro.

Fonte: IBGE

Vendas no varejo: móveis e eletrodomésticos puxam índice para baixo

Entre as atividades pesquisadas, cinco das oito registraram resultados negativos: Móveis e eletrodomésticos (-2,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%). Em contrapartida, três segmentos apresentaram alta: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,4%).

“O desempenho de novembro reflete estabilidade pelo segundo mês consecutivo, permanecendo próximo ao recorde histórico de outubro (0,4%). Nos últimos cinco meses, apenas julho (0,6%) e setembro (0,6%) tiveram variações fora da faixa de -0,5% a +0,5%. Apesar do cenário estável, o crescimento acumulado de 5,0% no ano é expressivo quando comparado a períodos anteriores”, destaca Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Ele também observa que o setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou a maior queda em novembro, registrando três quedas nos últimos quatro meses (-1,8% em agosto, -3,7% em setembro e -2,8% em novembro), intercaladas por uma forte alta de 7,8% em outubro devido à antecipação de promoções da Black Friday.

Publicidade
Publicidade

Vendas crescem 4,7% em relação a novembro de 2023

Na comparação com novembro de 2023, as vendas no varejo avançaram 4,7%. Cinco das oito atividades apresentaram crescimento: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (10,2%), Tecidos, vestuário e calçados (8,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%) e Combustíveis e lubrificantes (1,7%).

Em contrapartida, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registraram queda de 4,4%, enquanto Livros, jornais, revistas e papelaria recuaram 10,6%. O setor de Móveis e eletrodomésticos manteve estabilidade (0,0%).

O segmento de Artigos farmacêuticos destacou-se, registrando seu 21º mês consecutivo de alta (10,2%) e contribuindo com 1,0 ponto percentual para o crescimento total de 4,7%. Apesar disso, a expansão foi menor em relação aos meses anteriores, quando os resultados superaram 15%. Tecidos, vestuário e calçados também mantiveram a trajetória positiva, com crescimento de 8,0% na comparação anual, marcando o sétimo resultado consecutivo de alta.

No varejo ampliado, as vendas cresceram 2,1% frente a novembro de 2023, alcançando o oitavo mês consecutivo de alta. As maiores contribuições vieram de Veículos e motos, partes e peças (4,5%) e Material de construção (3,2%), enquanto o Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 11,7%. O acumulado do ano e dos últimos 12 meses para o varejo ampliado apresentou altas de 4,4% e 4,0%, respectivamente.

Desempenho regional: 17 estados registram queda

Na comparação mensal, 17 unidades da federação tiveram queda nas vendas. Os maiores recuos ocorreram no Rio de Janeiro (-5,7%), Paraíba (-4,3%) e Goiás (-2,7%). Entre as dez UFs com resultados positivos, destacaram-se Espírito Santo (4,1%), Acre (1,3%) e Mato Grosso (1,2%).

No comércio ampliado, 21 estados registraram quedas, com destaques para Bahia (-5,5%), Rio de Janeiro (-4,9%) e Sergipe (-4,4%). Entre os seis estados com alta, Mato Grosso (2,3%), Amapá (1,2%) e Espírito Santo (0,9%) foram os destaques.

O que é a pesquisa de vendas no varejo?

A Pesquisa Mensal do Comércio monitora o comportamento do comércio varejista brasileiro, investigando a receita bruta de revenda de empresas com 20 ou mais empregados. Iniciada em 1995, a pesquisa oferece dados mensais sobre a variação do volume de vendas e da receita nominal, abrangendo o comércio varejista e o varejo ampliado.

O próximo resultado, referente a dezembro de 2024, será divulgado em 13 de fevereiro.

Você leu sobre as vendas no varejo.  Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!