O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (11) que vai dobrar a tarifa sobre o aço e alumínio importados do Canadá, elevando a taxa total para 50%. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (12) e contrasta com a tarifa de 25% aplicada a produtos de outros países.
Segundo Trump, a decisão é uma resposta à província de Ontário, que impôs uma tarifa de 25% sobre a eletricidade exportada para os EUA. O presidente também criticou as taxas aplicadas pelo Canadá sobre produtos lácteos norte-americanos, que variam entre 250% e 390%.
Reação de Trump e novas ameaças
Em declaração pública, Trump reforçou sua insatisfação com as tarifas canadenses. “Além disso, o Canadá deve imediatamente eliminar sua tarifa antiagricultores americanos de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, algo há muito tempo considerado ultrajante. Em breve, declararei uma Emergência Nacional sobre Eletricidade na área ameaçada”, afirmou.
O presidente também ameaçou aumentar as tarifas sobre automóveis importados do Canadá a partir de 2 de abril, caso o governo canadense não elimine outras tarifas que considera “abusivas”. A medida pode impactar gravemente a indústria automotiva canadense, que depende do mercado americano.
A escalada nas tarifas entre os dois países pode gerar novas tensões comerciais e afetar setores-chave da economia dos EUA e do Canadá, ampliando os desafios diplomáticos entre os vizinhos norte-americanos.
Você leu sobre Trump e Canadá. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!