Na noite de domingo (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não está deliberadamente provocando a atual queda no mercado de ações, embora tenha feito pouco para tentar conter o movimento.
“Eu não quero que nada despenque, mas às vezes é preciso tomar um remédio amargo para corrigir o problema”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, ao ser questionado sobre a situação dos mercados.
As declarações foram feitas enquanto os futuros das ações americanas registravam queda expressiva, com os futuros do índice Dow Jones Industrial Average recuando 4,1% na noite de domingo. A queda acentuava as perdas acumuladas na quinta e sexta-feira, sinalizando que a tendência de vendas continuaria na segunda-feira. Às 11h45, Dow Jones recua 1,77%; S&P cai 1,22%; e Nasdaq recua 0,86%.
Trump justificou suas medidas tarifárias com base no déficit comercial dos Estados Unidos com a China.
“Precisamos resolver nosso déficit comercial com a China”, afirmou. “Temos um déficit de trilhões de dólares com eles — centenas de bilhões por ano — e, enquanto isso não for resolvido, não haverá acordo.”
Trump aberto ao diálogo com China
O presidente também disse estar aberto ao diálogo: “Estou disposto a negociar com a China, mas eles precisam enfrentar a realidade do superávit comercial que mantêm conosco.”
Trump acrescentou que, durante o fim de semana, manteve conversas com líderes europeus e asiáticos sobre as tarifas que seu governo pretende implementar na próxima semana.
As falas do presidente ecoam as declarações do secretário de Comércio, Howard Lutnick, que no domingo também defendeu a política comercial do governo mesmo diante da turbulência nos mercados globais. O diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, reforçou que a queda das bolsas não faz parte de uma estratégia intencional.
As declarações vêm na esteira de uma postagem feita pelo próprio Trump em sua rede Truth Social, onde compartilhou um vídeo sugerindo que a queda dos mercados seria proposital, como parte de um plano econômico mais amplo. O vídeo, originalmente publicado no TikTok em março, foi compartilhado por Trump em 4 de abril — dois dias após o anúncio oficial das novas tarifas.
Você leu sobre Trump e a queda no mercado de ações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!