O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil e outros países querem “prejudicar os EUA”, com tarifas comerciais. Ele disse, em discursos a correligionários, que não só o Brasil como também a Índia e a China seriam “tremendos criadores de tarifas”.
“Vamos impor tarifas a países e pessoas externas que realmente querem nos prejudicar. Eles querem nos prejudicar, mas basicamente querem tornar seu país bom. Veja o que os outros fazem: a China é um tremendo criador de tarifas, a Índia, o Brasil e tantos países”, afirmou Trump.
Ele disse que não permitirá mais que outros países continuem a impor tarifas que possam prejudicar os interesses norte-americanos, na visão dele. “Não vamos mais deixar isso acontecer, porque vamos colocar a América em primeiro lugar. Vamos estabelecer um sistema muito justo, onde o dinheiro entrará em nossos cofres e a América ficará muito rica novamente”, afirmou.
Donald Trump mantém tarifas para México e Canadá
Enquanto isso, o presidente dos EUA adiantou esta semana que as tarifas de importação sobre produtos do México e Canadá começarão a ser aplicadas neste sábado (1º). No entanto, ainda não há previsão para a implementação de tarifas sobre o aço e o cobre.
A confirmação foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante a primeira coletiva de imprensa do segundo mandato de Donald Trump. Segundo Leavitt, o governo avalia cuidadosamente as implicações dessas medidas para a economia norte-americana. Ela também destacou que o presidente Trump acredita na importância de retomar o protagonismo do país em inteligência artificial, enquanto analisa questões de segurança nacional relacionadas à tecnologia DeepSeek.
Você leu sobre Donald Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!