O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende substituir Jerome Powell como presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) se for eleito neste ano. Em entrevista à Fox Business, o possível candidato às eleições presidenciais acusa Powell de direcionamento “político”.
Trump alega que o Fed vai cortar juros para ajudar os democratas na eleição, segundo o Financial Times, que teve acesso à entrevista. Jerome Powell foi indicado pelo próprio republicano em 2018 e reconduzido ao cargo pelo atual presidente, o democrata Joe Biden.
“Acho que ele fará algo para provavelmente ajudar os democratas”, disse Trump. “Parece-me que ele está tentando reduzir as taxas de juros para talvez eleger as pessoas, não sei”.
Quando questionado se reconduziria Powell para o terceiro mandato de quatro anos em 2026, Trump respondeu que “não faria isso”.
- Veja também: Powell defende independência de BCs
Sobre quem poderia substituir Powell, Trump esquivou-se: “Eu teria algumas opções. Não sei te dizer agora”.
O ex-presidente dos EUA criticou ferozmente o presidente do Fed enquanto esteve à frente da Casa Branca de 2017 a 2021. Seus comentários mais recentes apontam para sérios atritos entre o Fed e a presidência, que poderão tomar proporções maiores, caso derrote Biden na corrida eleitoral em novembro.
Além de apontar críticas a Powell por sua “conduta política”, Trump mencionou que o presidente do Fed não teria percebido o aumento da inflação em anos anteriores. Além disso, alertou que os conflitos no Oriente Médio resultariam em “significativos aumentos nos preços do petróleo”, prevendo um aumento considerável da inflação que, segundo ele, Powell seria incapaz de conter.
Trump vence primárias em New Hampshire; Nikki Haley é pressionada a desistir
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano em New Hampshire, e deu mais um passo rumo à disputa presidencial.
Em um estado considerado moderado, Trump obteve 54,7% dos votos, contra 43,5% da ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley. Haley é a única concorrente de Trump que segue na disputa e vem sendo pressionada a desistir.
Essa é a primeira vez desde 1976 que um candidato republicano vence as prévias em Iowa e New Hampshire, as duas primeiras prévias da longa corrida à Casa Branca.
Ron DeSantis, governador da Flórida, anunciou que desistiu de disputar as primárias dos Republicanos, declarando apoio a Trump. DeSantis era um dos favoritos para a corrida eleitoral.