Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
TCU abre investigação contra Campos Neto por fala sobre BC; entenda

TCU abre investigação contra Campos Neto por fala sobre BC; entenda

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para apurar falas sobre terceirização da gestão de ativos da autoridade monetária. Em comunicado, o Banco Central disse que não vai se manifestar.

A solicitação é do subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, para apurar se há irregularidades no plano de passar à iniciativa privada a gestão de parte dos ativos sob administração do BC, “especialmente com relação à administração das reservas internacionais do Brasil”.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES

Para Furtado, a gestão representa uma “atividade tipicamente estatal”, o que impossibilita a interferência do setor privado nessa área, com riscos, inclusive, à “soberania” brasileira. 

O subprocurador-geral avalia que a pretensão de Campos Neto é um risco à capacidade do país em honrar compromissos financeiros. 

Publicidade
Publicidade

“Diante de todos os riscos, no meu entender, é inadmissível terceirizar a gestão de ativos do BC, especialmente com relação à administração das reservas internacionais do Brasil. A referida possibilidade reclama, pois, a obrigatória e pronta atuação do TCU, de forma a se determinar a detida e minuciosa apuração dos fatos”, disse, com base na fala de Roberto Campos Neto.

Atualmente, as reservas financeiras internacionais somam US$ 345,8 bilhões. Os recursos funcionam como uma poupança para o país, e são utilizados em tempos de crise. 

AGENDA DE DIVIDENDOS: TENHA UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA