Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Tarifas de Trump: EUA impõem taxa de 35% ao Canadá

Tarifas de Trump: EUA impõem taxa de 35% ao Canadá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (10) a imposição de uma tarifa de 35% sobre as importações canadenses, a partir de 1º de agosto. A decisão amplia a série de medidas protecionistas adotadas recentemente pelo governo norte-americano e eleva o tom das tensões comerciais entre Washington e Ottawa.

A medida foi formalizada por meio de uma carta enviada ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, publicada por Trump em sua rede Truth Social. No comunicado, o republicano justificou a decisão afirmando que o Canadá “retaliou com suas próprias tarifas” em vez de cooperar com os Estados Unidos.

“Em vez de trabalhar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas”, escreveu Trump, referindo-se à resposta canadense às tarifas impostas previamente por Washington como forma de pressionar o país vizinho a reforçar o controle de fronteiras e combater o tráfico de fentanil.

Tarifas de Trump: retaliação pode levar à taxas adicionais

A escalada retórica continuou com uma ameaça explícita do presidente norte-americano: caso o Canadá adote novas medidas retaliatórias, outros produtos canadenses poderão ser taxados com tarifas adicionais de 35%.

As tarifas de Trump contra o Canadá fazem parte de uma ofensiva comercial mais ampla iniciada nesta semana. Desde segunda-feira (7), o governo dos Estados Unidos já anunciou tarifas semelhantes contra produtos da Indonésia, Argélia e Iraque, ampliando a lista de países sob pressão tarifária por motivos diversos — de segurança nacional a disputas comerciais.

Publicidade
Publicidade

A resposta do governo canadense ainda não foi divulgada oficialmente, mas analistas internacionais preveem uma reação dura por parte de Ottawa, o que pode acirrar ainda mais as disputas comerciais no continente norte-americano. O novo episódio marca mais uma etapa na política de confrontos econômicos adotada por Trump, que tem feito do protecionismo uma das bandeiras de sua atual gestão.

Fim de negociações

No fim de junho, Trump havia anunciado o fim imediato de todas as negociações comerciais com o Canadá. A decisão ocorre em resposta à implementação de um imposto sobre serviços digitais pelo governo canadense, medida que afeta diretamente gigantes da tecnologia norte-americana como Amazon, Google e Meta.

Em publicação na plataforma Truth Social, Trump classificou o tributo como um “ataque direto e flagrante” aos Estados Unidos e acusou Ottawa de seguir os passos da União Europeia ao adotar o que chamou de imposto “abusivo”. O presidente afirmou ainda que, nos próximos sete dias, o Canadá será informado sobre novas tarifas que deverão ser aplicadas para transações comerciais com os EUA.

“Encerramos TODAS as discussões sobre Comércio com o Canadá, com efeito imediato”, escreveu Trump. “Eles estão obviamente copiando a União Europeia, que fez o mesmo e está atualmente em discussão conosco.”

A medida canadense prevê uma alíquota de 3% sobre a receita de grandes plataformas digitais com usuários no país, com aplicação retroativa a 2022. O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, ainda não se pronunciou sobre a retaliação americana.