Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Senado derruba exigência de visto dos EUA

Senado derruba exigência de visto dos EUA

O Senado aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que revoga a exigência de visto dos EUA, Canadá e Austrália para a entrada desses turistas no Brasil. A medida, que ainda precisa do aval da Câmara dos Deputados, teve pouca resistência do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão do Senado

A aprovação ocorreu em votação simbólica, com apenas os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PSD-BA), manifestando voto contrário. Apesar disso, o governo não utilizou estratégias regimentais para impedir a votação, como pedidos de adiamento.

O relator do projeto, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), argumentou que a reciprocidade na concessão de vistos não é obrigatória e que a exigência poderia prejudicar o turismo no Brasil. Segundo ele, turistas dos Estados Unidos foram os que mais gastaram no país no primeiro semestre do ano passado, totalizando US$ 1,2 bilhão.

Publicidade
Publicidade

Argumentos do governo

Em defesa do decreto original, Jaques Wagner afirmou que a exigência de visto não seria um obstáculo significativo para turistas estrangeiros, já que o custo é de apenas US$ 87 por um período de dez anos. Segundo ele, a medida se baseia no princípio da reciprocidade, já que brasileiros precisam de visto para entrar nesses países.

Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) criticou a decisão, afirmando que o processo de obtenção de visto para os Estados Unidos é “humilhante” para brasileiros, com longas filas e frequentes recusas.

Histórico da exigência de visto

A exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão foi retirada em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro, com a justificativa de estimular o turismo. O governo Lula decidiu retomar a exigência, inicialmente prevista para entrar em vigor em outubro de 2023, mas que teve a implementação adiada até 2025 para evitar uma queda na arrecadação turística.

Agora, com a decisão do Senado, cabe à Câmara dos Deputados definir se a medida será mantida ou revogada definitivamente.

Você leu sobre Senado e Visto dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!