Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Sem data definida, pacote de contenção de gastos segue em análise no governo

Sem data definida, pacote de contenção de gastos segue em análise no governo

O conjunto de medidas de contenção de gastos da equipe econômica do governo ainda não tem data para divulgação, afirmou nesta terça-feira (29) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, as propostas ainda seguem em análise pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem solicitado informações adicionais para definir o pacote final.

“Está pedindo informações e a gente está fornecendo as informações que ele está pedindo”, comentou Haddad em entrevista a jornalistas ao deixar o Ministério da Fazenda. Questionado sobre a possibilidade de finalizar as medidas antes de uma viagem presidencial à Europa, prevista para o início de novembro, o ministro afirmou que não há um prazo definido. O cronograma depende da decisão de Lula, ainda que as discussões tenham avançado.

As medidas em estudo visam o fortalecimento do arcabouço fiscal, com foco em contenção de despesas, uma área que gera ceticismo entre analistas quanto à capacidade do governo de manter suas metas fiscais. Haddad indicou que está realizando cálculos detalhados, embora ainda não haja estimativas concretas de valores.

Após reunião com Lula na segunda-feira, Haddad disse que terá novos encontros com o presidente ao longo da semana para discutir o avanço das propostas. A expectativa inicial era que o pacote fosse analisado e enviado ao presidente logo após o segundo turno das eleições municipais, realizado no último domingo, conforme divulgou anteriormente a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Contenção de gastos: Tebet defendeu medida contra “ineficiências”

Na véspera, a ministra do Planejamento e Orçamento destacou a urgência de cortar gastos considerados ineficazes para redirecionar recursos a investimentos prioritários no país.

“Nós, dos países considerados emergentes, estamos bem abaixo da média de investimento. Só conseguiremos alavancar isso fazendo o dever de casa, como estamos fazendo, garantindo a segurança jurídica e a estabilidade”, disse ela.

Você leu sobre contenção de gastos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!