O rei Charles III foi diagnosticado com câncer e adiará suas aparições públicas, informou o Palácio de Buckingham em um comunicado nesta segunda-feira (5).
O monarca de 75 anos passou por uma internação hospitalar para realizar um procedimento corretivo, quando uma questão de saúde à parte foi observada, segundo o palácio.
O palácio não deu nenhum detalhe sobre o câncer do rei Charles, mas uma fonte real informou que a doença não é na próstata. Também não há informações sobre qual é o estágio de desenvolvimento.
De acordo com o palácio, o rei Charles já começou o tratamento. Os médicos recomendaram que algumas atividades públicas sejam adiadas, mas ele deve seguir com obrigações ligadas aos deveres do Estado e trabalho “de escritório”.
O monarca decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações, além de melhorar a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer.
O que acontece se o rei Charles for afastado
No mesmo ano em que comemorou 70 anos à frente ao trono britânico, a rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos. Seu filho mais velho, Charles, assumiu o lugar como rei.
Caso o monarca não consiga cumprir com seus compromissos do trono em algum momento, a Constituição do Reino Unido determina que um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.
Este conselho é formado atualmente pelos seguintes membros:
- Rainha Camilla (esposa de Charles);
- Príncipe William (filho mais velho);
- Princesa Anne (irmã);
- Príncipe Edward (irmão);
No caso da linha de sucessão do trono, após o rei Charles III é seu filho mais velho, William. Os filhos de William que estão na fila depois do pai vem em seguida. São eles: George, Charlotte e Louis.






