A Raízen (RAIZ4) e a montadora chinesa de carros elétricos BYD anunciaram, nesta sexta-feira (2), uma parceria para impulsionar a mobilidade elétrica sustentável no Brasil.
As duas empresas assinaram um memorando de entendimentos vinculante, que prevê a criação de “hubs” com a solução Shell Recharge em oito capitais brasileiras. A Shell Recharge é uma plataforma de recarga de veículos elétricos, que utiliza energia 100% renovável, proveniente de fontes eólicas, solares e de biomassa.
Serão instalados cerca de 600 novos pontos de recarga, que somarão mais 18 MW de potência instalada para abastecer veículos elétricos em todo o país. Os “hubs” estarão localizados em locais estratégicos, como shoppings, supermercados, postos de combustíveis e estacionamentos.
A Raízen, que tem a Shell como uma de suas acionistas, é a maior produtora de etanol de cana-de-açúcar do mundo e uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. A empresa também atua na geração de energia elétrica a partir de biomassa e de fontes renováveis.
A BYD é líder mundial em vendas de veículos eletrificados, incluindo carros, ônibus, caminhões e tratores. A empresa também fabrica baterias, painéis solares e sistemas de armazenamento de energia. A BYD tem uma fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, onde produz ônibus elétricos e baterias.
- Leia também: Chinesa BYD, de carros elétricos, reforça aposta no Brasil
- Carros elétricos no Brasil: quais são os mais vendidos? Vale comprar?
- Mercado de carros elétricos no Brasil cresce, mas futuro é incerto